Definição e importância sócioeconómica da agricultura

Definição de Agricultura

Existem muitas definições para o termo agricultura, porém, para a situação concreta, podemos definir a agricultura como sendo um conjunto de técnicas usadas para cultivar plantas, com a finalidade de obter alimentos e matériaprima para as indústrias.

 

Importância sócio-económica da agricultura

Utilizamos diariamente, para diferentes fins, vários produtos de origem vegetal, que só se conseguem obter praticando a agricultura.

A agricultura é uma actividade de grande importância sócio-económica, pelas seguintes razões:

  • Fornece alimentos para o consumo humano e animal;
  • Oferece matéria-prima para as indústrias têxtil, alimentar, automóvel, farmacêutica, aeronáutica, cosmética etc;
  • Proporciona emprego para a população em toda a cadeia de valores; e
  • Constitui fonte de obtenção de divisas para o país, através da exportação de produtos agrícolas e seus derivados.

 

Breve historial da agricultura

Há milhões de anos, a terra era habitada por povos primitivos. Estes povos eram nómadas e viviam com base na caça e recolecção de frutos e ervas. Alimentavam-se daquilo que a natureza lhes oferecia.

Mais tarde, devido a factores como, o aumento da população, a escassez de alimentos e a fixação em certas zonas (sedentarismo), estes povos passaram a produzir o seu próprio alimento, através do cultivo da terra e criação de animais.

Nessa altura, a agricultura era feita com instrumentos muito rudimentares, tais como: paus endurecidos ao fogo e pedra lascada e mais tarde passou-se a utilizar a charrua de madeira, puxada inicialmente pelo Homem e depois pela tracção animal.

Pensa-se que a agricultura teria começado há cerca de 10.000 anos, nos vales férteis dos rios Tigre e Eufrates, na Índia e ao longo do rio Nilo, no Egipto. A partir destas regiões, esta actividade terá se expandido por todo mundo.

Figura 1. Tracção animal

 

Perspectivas actuais da agricultura em Moçambique

Nos últimos anos, o sector da agricultura em Moçambique conheceu ligeiras mudanças, contudo, ainda prevalecem alguns desafios.  A situação actual da agricultura em Moçambique pode ser vista em cinco vertentes:

 

A nível do ambiente social

O governo pretende aumentar a produção e produtividade, com vista a garantir a segurança alimentar da população, face ao seu actual crescimento.

 

Ao nível de tecnologias

O governo está a introduzir novas tecnologias para melhoramento da produção, através da implementação de sementes melhoradas, adubos inorgânicos, uso de máquinas para a lavoura, sistemas de rega, variedades resistentes à seca e pragas, etc.

 

Ao nível de serviços de extensão

Estes serviços consistem no envio de técnicos do Ministério da Agricultura às zonas rurais, para mostrarem e aconselharem os agricultores do sector familiar sobre o uso de melhores tecnologias, com o objectivo de melhorar a produção.

 

Ao nível de programas de pesquisa

O governo tem fornecido conhecimentos técnicos e científicos aos camponeses do sector familiar e cooperativo, através de cursos de formação.

 

Ao nível de programas de ajuda

O governo tem estabelecido parcerias com as Nações Unidas e ONGs, com o objectivo de fornecer assistência técnica aos camponeses, através do envio de especialistas de países como o Vietname e a China, para a produção do arroz e do trigo.

Enviar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !