Biogeografia de Moçambique

Conceitos Básicos

Biogeografia - é a ciência geográfica que estuda a distribuição espacial dos seres vivos (plantas e animais).
Fitogeografia - é a ciência que estuda, a distribuição da vegetação pela superfície terrestre.
Zoogeografia- é a ciência que estuda a distribuição de animais pela superfície terrestre.

Fitogeografia (vegetação)

A cobertura de Moçambique pela vegetação natural deve-se, por um lado, a sua localização geográfica e por outro, a diferentes factores, tais como: latitude, altitude, geologia, clima, solos, entre outros. Razão pela qual, apresenta diferentes tipos de formações vegetais.
Das mais de vinte (20) regiões fitogeográficas existentes em Moçambique, segundo a sua localização geográfica no continente africano, importa-nos destacar apenas três (3), a saber:
  1. Centro regional de Endemismo Zambeziano;
  2. Mozaíco regional Zanzibar;
  3. Mozaíco regional Tongoland – Pongoland.


Centro regional de Endemismo Zambeziano
Esta região caracteriza-se por apresenta uma riqueza florística avaliada em cerca de 8.500 espécies das quais 4.590 são endémicas, o correspondente a 54% e uma diversidade de formações vegetais, tais como: florestas abertas de miombo, floresta de montanha, floresta galeria, floresta aquática( mangal), savanas ,mata indiferenciada, entre outras.
Em termos de cobertura, a região abrange as três regiões do país:
  • Norte- Niassa e Nampula (zonas planálticas do interior e o litoral angochiano).
  • Centro- Sofala, Manica, Zambézia (rio Raraga) e parte de Tete.
  • Sul- Interior das províncias de Inhambane, Gaza e Maputo.


Mozaíco regional Zanzibar – Inhambane
Também tem a sua representatividade nas três regiões do território nacional:
  • Norte- cobre zonas marginais dos principais rios, litoral da foz do Rovuma até próximo de Angoche.
  • Centro- depois duma relativa interrupção de um percurso de 160km, reerguese do rio Raraga até ao rio Save.
  • Sul- do rio Save volta a alargar-se até terminar próximo do rio Limpopo. Nesta região, há cerca de 3.000 espécies embora não sejam endémicas. Em termos de formações vegetais, destacam-se: florestas fechadas e abertas, floresta sempre verde, floresta semicaduca, floresta de folha caduca, floresta galeria, brenhas, e pradarias.


Mozaíco regional Tongoland – Pongoland
Compreende a zona costeira, do rio Limpopo a Ponta do Ouro com uma largura variável entre 35 a 90 km, acompanhando a linha da costa.
Nesta região ocorrem formações vegetais tais como: florestas abertas e fechadas, flora aquática, ou seja, mangal e gramíneas turfosas com uma altura acima de 1metro.

Noções sobre algumas formações vegetais que ocorrem em Moçambique

Floresta – é a cobertura vegetal constituída por diferentes estratos vegetais (herbáceo, arbustivo e arbóreo) e de acordo com o seu desenvolvimento pode ser fechada ou aberta e caracteriza as zonas com índices pluviométricos consideráveis, caso de Norte e Centro do país.
Savana - é uma formação vegetal menos desenvolvida com três estratos, elas são típicas das zonas de fraca precipitação e com aspecto diferenciado, de acordo com a sua constituição, assim distingue-se:
  • Savana herbácea com domínio de estrato herbáceo de gramíneas ou capim.
  • Savana arbustiva o estrato de arbustos é dominante em relação aos outros (herbáceo e arbóreo).
  • Savana arbórea apresenta os três estratos, sendo o de árvores o mais dominante.

Floresta galeria desenvolve-se ao longo das margens dos rios com um aspecto de um túnel, trata-se duma vegetação que se confunde com a floresta densa, ocorrendo principalmente nas regiões Norte e Centro.
Estepe - é uma formação vegetal muito menos desenvolvida e típica das zonas sob influência de climas tropical seco e semi-árido que ocorrem principalmente nas terras do interior das províncias de Inhambane, Gaza, Maputo e Sul de Tete.
Flora aquática/Mangal - cresce ao longo da costa, sobre solos halomórficos (salgados) sob influência das marés, ventos marítimos e descargas dos rios. O seu aspecto vegetativo varia entre arbustivo e arbóreo.
Pradaria - formação vegetal principalmente de gramíneas baixas de altura que vai até um metro e desprovida de arbustos e árvores. Ela desenvolve-se em zonas planas de solos aluvionares de textura média e fina que se sujeitam às inundações em regiões depressionárias.
Flora cultural - refere-se a espécies vegetais seleccionadas pelo Homem segundo o seu valor socioeconómico e cultural. Fazem parte da flora cultural espécies como: fruteiras, cereais, oleaginosas e árvores de sombra.
A figura abaixo ilustra algumas das formações vegetais estudadas.
Fig.1: Formações vegetais de Moçambique.

Enviar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !