Características da Conversa Directa em Presença e à Distância
Conversa directa à distância
A forma de comunicar estando distante da pessoa com que se fala chama-se conversa directa à distância.
Conversa directa à distância é aquela que se estabelece entre indivíduos que não se encontram no mesmo espaço físico, isto é, estão distantes uma da outra.
Na conversa directa à distância o emissor (falante) e o receptor (ouvinte) não têm a possibilidade de usar os gestos nem expressões faciais e mímica.
Características da conversa directa à distância
- Predominância do discurso com frases breves constituída por apenas uma oração. Ex.: Já cá tenho mais uma menina. Uma menina?!
- Predominância do discurso directo, isto é, de frases que reproduzem declarações de personagens. Ex.: Então, que importância tem isso!
Entoação
A entoação modera o discurso ou a frase. Moderar o discurso é fazer com que o discurso ou a frase tenha uma variação no som que se ouve.
A entoação modera o discurso ou a frase. Moderar o discurso é fazer com que o discurso ou a frase tenha uma variação no som que se ouve.
Numa frase escrita, a entoação é dada pelos sinais de pontuação. Em seguida, apresentam-se os sinais de pontuação que participam na entoação ou moderação do discurso da oralidade e na mensagem escrita.
Os sinais de pontuação
Vírgula (,) Indica uma pequena pausa (paragem) do discurso ou frase.
Exemplo:
Então, bem disposta?.
Lúcia, esposa de João, foi ganhadora única da Cena.
Ponto e vírgula (;) Serve para assinalar uma pausa maior do que a da vírgula.
Exemplo:
Criança, foi uma garota simpática; moça, era inteligente e alegre; agora, mulher madura, tornou-se uma doidivanas.
Ponto final (.) Serve para assinalar o fim de uma frase declarativa. O ponto final marca uma pausa final, maior que a da vírgula e do ponto e vírgula.
Ponto de exclamação (!) Assinala o sentimentos de diversa natureza: ponto de exclamação pode assinalar um entusiasmo, alegria, admiração/ exclamação, dor, tristeza, etc.
Ponto de interrogação (?) No discurso, a pergunta ou a interrogação é assinalada por um ponto de interrogação. O ponto de interrogação obedece a uma entoação ascendente da frase no discurso oral.
Reticências (...) Mostram uma hesitação ou dúvida do falante. Na fala, o emissor pronuncia as palavras de forma hesitante mostrando que podia dizer mais. Em alguns casos, suspende a fala ou interrompe a frase.
Conversa directa em presença
Entretanto, duas pessoas podem também conversar frente em frente, isto é, vendo-se.
Nessa situação estabelecem uma conversa directa em presença. Para compreender claramente a conversa directa em presença, leia o texto que se segue.
Conversa directa em presença é aquela em que o emissor e o receptor dialogam numa situação estando no mesmo espaço físico e vendo-se sem auxílio de qualquer meio técnico (como material audiovisual: televisor, telefone celular, Internet, etc.). Uma comunicação em presença ocorre face a face.
Característica da conversa directa em presença
- Existência do discurso com frases curtas ou breves, tal como na conversa directa à distância.
- Domínio de frases de uma só oração.
A entoação na conversa directa à distância
Tal como na conversa directa à distância, na comunicação directa em presença a entoação é moderada pelos sinais de pontuação. Os sinais de pontuação que moderam a pontuação foram por si estudadas na primeira parte desta lição.
Os sinais que moderam a entoação na conversa directa em presença, são iguais aos que você estudou na conversa directa à distância são:
- A vírgula (,)
- O ponto e vírgula (;)
- O ponto final (.)
- O ponto de exclamação (!)
- Ponto de interrogação (?)
Diferenciação entre a conversa directa à distância e conversa directa em presença
| Conversa directa à distância | Conversa directa em presença |
| Expressões faciais, gestos e mímica não observáveis | Expressões faciais, gestos e mímica observáveis |
| Não utilização de expressões faciais, gestos e mímica como formas de comunicação na conversa | Utilização de expressões faciais, gestos e mímica pelos falantes |
Características comuns entre conversa directa em presença e conversa directa à distância
Em ambas as formas de conversa registam-se as seguintes características:
- Predomínio do recurso à entoação
- Entoação moderada por sinais de pontuação na transcrição (escrita) do texto oral
- Predomínio do discurso directo
- Predomínio de frases curtas ou breve