Curriculum Vitae - Definição
O que é um curriculum vitae? Na maior parte dos anúncios a oferecer emprego, exigem aos candidatos a apresentação de um "curriculum vitae", pois através dele obtém-se uma visão rápida e clara das etapas mais importantes da carreira profissional de uma pessoa.
O que é um curriculum vitae? Na maior parte dos anúncios a oferecer emprego, exigem aos candidatos a apresentação de um "curriculum vitae", pois através dele obtém-se uma visão rápida e clara das etapas mais importantes da carreira profissional de uma pessoa.
Curriculum vitae é uma expressão latina que significa "percurso da vida" e consiste no documento em que um candidato a emprego se dá a conhecer a uma empresa ou instituição. É um dos instrumentos a que os empregadores recorrem para seleccionar os seus colaboradores.
Um curriculum vitae (CV)é um breve resumo de aspectos da nossa biografia, da nossa formação académica e da nossa vida profissional. Também é designado por currículo.
Um "curriculum vitae", será tanto mais rico quanto maior e mais variada for a nossa experiência e a nossa participação no sector em que trabalhamos.
Um bom CV é aquele que desperta no empregador a vontade de comunicar pessoalmente com o candidato, de modo a conhecê-lo melhor; é aquele que, redigido (escrito) com verdade, revela as marcas individuais da personalidade do candidato.
Fins do curriculum
A primeira finalidade do CV é obter uma entrevista com os técnicos de recrutamento de pessoal numa empresa. O CV é um meio de comunicação com o mundo do trabalho e, portanto, deve, se possível, ser escrito numa página; se não, nunca no verso.
Características do texto do CV
- Clareza, sem erros de ortografia; sem repetições;
- Deve ser escrito em folha branca em formato A4;
- Conter frases curtas e parágrafos bem definidos;
- As informações devem ser apresentadas pela mesma ordem (data, nome(s) da empresa(s) ou organização);
- As siglas, se usadas devem ser descodificadas.
Como apresentar o curriculum vitae
Um "curriculum vitae" deve apresentar as seguintes partes fundamentais:
1. Dados pessoais
Nesta parte deve conter: Nome completo, apelido, data e local de nascimento, estado civil,
morada e número de telefone do candidato.
2. Formação académica
contém os níveis ou classes com a indicação do local onde foram ministrados os estudos e a data em que obteve o grau;
3. Formação profissional
São apontados os cursos tirados pelo candidato, o grau que obteve a média do curso; ou outros cursos que tenham ajudado a aprofundarem ou alargar os estudos já realizados.
4. Experiência profissional
Coloca-se a experiência de trabalho. Na sua apresentação deve seguir-se uma ordem cronológica e com referência a todos os cargos desempenhados.
5. Situação profissional
Indicar a situação profissional actual do candidato
6. Domínio de línguas
Indicar as línguas que domina, indicando os níveis deste domínio quer ao nível da leitura e escrita; quer ao nível da fala e compreensão.
A estes dados podem juntar-se outros que se considerem importantes relativamente ao lugar a que a candidatura é feita.
