Reino Protista

Introdução aos seres eucariotas

As células de todos os animais, plantas, algas verdadeiras e fungos são eucariotas. Isto significa que possuem núcleo com membrana nuclear, nucléolo e cromossomas. Assim, opõem-se filogeneticamente aos procariotas.
Fig. 1 As células de todos os animais, plantas, algas verdadeiras e fungos são eucariotas.
Os organismos eucariotas, representados pelos protozoários (unicelulares) e pelas algas (unicelulares e pluricelulares), constituem o Reino Protista. Sendo eucariotas, os protistas possuem um núcleo individualizado por uma membrana nuclear, além de organelos membranosos.
A grande diversidade morfológica deste grupo leva a que alguns cientistas não aceitem a inclusão de certas espécies neste reino. Isto porque existem, no mesmo reino, organismos autotróficos e heterotróficos, assim como a ocorrência de formas transitórias destes dois. Desta forma, alguns cientistas preferem incluir os seres unicelulares eucariotas autotróficos no Reino Plantae e considerar os seres unicelulares eucariotas heterotróficos no Reino Animalia.
Quanto aos seres com hábitos alimentares entre seres heterotróficos e autotróficos, os cientistas estudam-nos tanto no reino vegetal, como no reino animal. A Zoologia Sistemática moderna considera animais apenas os seres claramente heterotróficos.
Ao longo da última década, tem havido grande consenso quanto ao alargamento das fronteiras do Reino Protista e à inclusão neste de todos os seres unicelulares eucariotas, bem como de todos os seres vivos que, pela sua simplicidade, não demonstrem ter tecidos especializados (como é o caso das algas).


Os protistas habitam em praticamente todos os ambientes onde exista água, sendo um importante grupo na composição do plâncton. Podem ainda habitar meios terrestres húmidos, parasitando ou em simbiose com outros seres vivos.
Fig. 2 Esquema de possível evolução dos principais grupos protistas.

Os protozoários
Familiarizamo-nos com os protozoários de várias formas, mas a mais comum é através das doenças que eles causam ao Homem de modo directo ou indirecto. Na sua grande maioria, os protozoários são parasitas do Homem, de animais, assim como de plantas.

Aspectos gerais
Os protozoários constituem um grupo de seres de organização unicelular simples, mas eucariótica. Existem aproximadamente 50 000 espécies muito heterogêneas.

Arquitectura celular
A única célula que constitui o protozoário evoluiu no sentido de ser capaz de resolver os problemas relacionados com os seguintes aspectos: aquisição de alimentos, locomoção, coordenação da relação com o ambiente (recepção, condução, percepção dos estímulos, assim como a reacção a estes), reprodução, defesa, etc.
Nos organismos pluricelulares (fungos vegetais e animais), estas funções são desempenhadas por grupos de células bem diferenciadas e especializadas em tecidos, órgãos, aparelhos e sistemas. Mesmo a nível evolutivo mais elementar, como é o caso das esponjas (poríferos), existem tecidos diferenciados.
Fig. 3 Exemplos de foraminíferos.

Na sua maioria, os protozoários são microscópicos (mm a mm). Apenas muito poucos chegam a ter alguns centímetros (há foraminíferos com 10 cm).
O protozoário vulgar e mais comum em praticamente todas as preparações microscópicas do tipo infusões é a paramécia. Esta serve como representante das características mais comuns de todos os ciliados.

Enviar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !