Orações subordinadas interrogativas
Chamam-se orações subordinadas àquelas que mantêm entre si uma relação de dependência, ou seja, uma que contêm a ideia principal e é designada por subordinante, e a outra que completa essa ideia e é chamada por subordinada.
Uma oração subordinada perde sentido quando isolada da subordinante. A oração subordinada interrogativa é aquela que formula uma pergunta da qual se espera uma resposta.
Interrogativas directas
São aquelas que são introduzidas por um pronome interrogativo directo.
Exemplos:
Interrogativas indirectas
Quando introduzidas por um pronome interrogativo indirecto, um advérbio interrogativo ou pelo elemento interrogativo se.
Exemplos:
Funções do que
A palavra que pode pertencer a várias categorias gramaticais, exercendo as mais diversas funções sintácticas: advérbio, substantivo, preposição, interjeição, partícula explicativa ou de realce, pronome relativo, pronome indefinido, pronome substantivo interrogativo e como conjunção (Coordenativa) – copulativa, explicativa, adversativa – e como conjunção (subordinativa) – integrante, causal, final, consecutiva, comparativa, concessiva e temporal.
Pronome relativo
O que é pronome relativo quando refere-se a um termo (por isso mesmo chamado antecedente), substantivo ou pronome, ao mesmo tempo que serve de conectivo subordinado entre orações. Geralmente o pronome relativo introduz uma oração subordinada adjectiva, nela desempenha uma função substantiva. Neste caso, pode ser substituído por qual, o qual, a qual, os quais, as quais.
Conjunção integrante, causal e consecutiva
A palavra que é uma conjunção subordinativa quando introduz orações subordinadas substantivas adverbiais. Essas orações são subordinadas porque desempenham, respectivamente, funções substantivas e advérbios em outras orações (chamadas principais).
Conjunção integrante
O que é conjunção subordinativa integrante quando introduz oração subordinada substantiva integrante.
Exemplos:
O que é uma conjunção causal quando introduz orações adverbiais causais, possuindo o valor
próximo a porque.
próximo a porque.
Conjunção consecutiva
O que tem o valor de conjunção subordinativa consecutiva, quando introduz as orações subordinadas adverbiais consecutivas, e é antecedido de tal, tanto.






