A silvicultura
Silvicultura – é um ramo da agricultura que se dedica à cultura e conservação das florestas, com o objectivo de extrair delas a riqueza necessária para a vida do homem.
Importância das florestas
As florestas fornecem a lenha, o carvão, material de construção, alimentos silvestres, plantas medicinais, pasto para os animais, etc.; borracha para o fabrico de papel, arvão, postes; a serradura para o fabrico de álcool, madeira para o fabrico de mobiliário, purificação do ar; etc.; estabelecem o controlo da erosão dos solos, criam balanço no processo fotossintético, criam equilíbrio ecológico, permitem enriquecimento da camada superficial dos solos, produção de madeira para a exportação.
Principais espécies florísticas de Moçambique
Das várias que ocorrem no país, destacamos: a chanfuta, jambirre, umbila, mussassa, panga-panga, pau-rosa, pau-preto, pinheiro, eucalipto, etc.
Defesa e conservação de florestas
Os principais factores de degradação dos recursos florestais são naturais e humanos. Os factores humanos são os que mais contribuem para esta degradação. Os recursos florestais representam cerca de 80% da fonte da energia consumida no país sob a forma de lenha ou carvão. A gestão e a utilização racional da flora é fundamental para o melhoramento da vida das comunidades. A utilização não racional dos recursos florestais, conduz à degradação do meio - ambiente, assim como dificulta o processo da regeneração das espécies naturais.
É importante que mudemos de atitude em relação a natureza, sobretudo no que toca a exploração florestal, com efeito, urge observar: realização de jornadas de plantio de árvores, evitar a prática das queimadas quentes e descontroladas e abate indiscriminado de árvores seja sob que pretexto.