MEios de ENsino

De acordo com LIBÂNEO (1994), meios de ensino designamos todos os
meios e recursos matérias utilizados pelo professor e pelos alunos para
organização e condução metódica do processo de ensino e aprendizagem.



Meio de ensino é qualquer recurso físico utilizado no contexto de
um método ou técnica de ensino a fim de auxiliar o professor a transmitir a
mensagem e o educando a mais eficientemente realizar a aprendizagem.



Em suma, meio de ensino é todo material didático usado na sala de
aulas no momento de interacção professor-aluno, durante a mediação dos saberes
com vista a concretizar os conteúdos de modo a facilitar a assimilação e
percepção por parte dos alunos.



Os meios e recursos de ensino, não são termos distantes, isto é, o
que chamamos de recursos de ensino pode ao mesmo tempo ser considerado como
meio de ensino, dependendo do papel ou função que desempenharem.



Ex: Os cartazes enquanto motivam os alunos são recursos, no
entanto, enquanto tornam concretas as matérias abstratas são meios de ensino.



Classificação dos Meios ou
Recursos de Ensino



Para PILETTI, não há uma classificação de recursos universalmente
aceita. Tradicionalmente os meios de ensino são classificados da seguinte
maneira:



  • Recursos Visuais Projecções, cartazes, gravuras.
  • Recursos Auditivos Rádio, gravações
  • Recursos Audiovisuais Cinema, televisão







Esta é uma classificação bastante ampla, mas que tem a vantagem de
incluir os recursos da comunidade. A utilização dos recursos da comunidade
contribui para diminuir a distância entre
a ilha, na qual está a
escola, e a terra firme da vida, usando a figura de Olson que segui a baixo.








Vantagens dos recursos da comunidade



MICKEN apud in PILETTI (1997), cita as seguintes vantagens dos
recursos da comunidade.



- Reduzem o nível de abstracção;



- Indicam o trabalho funcional da escola;



- Abrem dupla via de comunicação entre a escola e a comunidade;



- Ajudam o aluno a avaliar o que o mundo espera dele;



- Constituem novas e ricas fontes de motivação;       



-Assim, podemos dizer que os recursos da comunidade proporcionam
uma interacção entre a escola e a comunidade.                                                                         
    



 



Classificação dos meios de
ensino segundo Edgar Dale



Outra classificação de recursos bastante utilizada é a de Edgar
Dale. Esse autor propôs o
cone da experiência, no qual hierarquiza os vários recursos em função do grau de abstracção. Parte
do imediatamente vivencial e, através de várias instâncias, chega ao símbolo
abstracto.



Essa classificação tem a vantagem de destacar que o ensino
concretamente verbalista deve ser evitado. Fazendo uma utilização de recursos
vai ajudar a proporcionar aos alunos tais experiências.



Tipos de meios de ensino



  • Meios simples de ensino: cadernos, canetas, borrachas, lápis de
    cores, giz, apagadores.
  • Móveis e equipamentos de sala: quadro carteiras e meios do
    professor, armário.
  • Objectos originais e naturais: seres vivos: mortos e vivos
    exemplares mineralógicos matérias primas.
  • Reprodução e imitações: modelos didacticos, modelos de sistema
    solar, olho, coração desmontável.
  • Aparelho, aparelhagens para experiência e reprodução: micróscopio,
    aparelhos de vídeo e mediação.
  • Meios auditivos, visuais e audiovisuais
  • Visual: livros, manuais, compêndios, texto de apoio e
    transparência.
  • Auditivos: cassetes, CDˋS e programas  de rádio.
  • Audiovisuais: cassetes de vídeo, filmes.



















 



Significado dos recursos de
ensino



Descreveremos aqui significados de apenas alguns recursos, que
apresentam condições para serem utilizados no ensino primário e secundário
dentro da nossa realidade Moçambicana.




Lousa (quadro-negro ou verde)



De acordo com MECHISSO
(2010:29), um quadro pode ser uma placa pintada em cores escuras com lustro
negro ou verde-escuro. As marcas de giz podem ser limpadas rapidamente com um
pano húmido ou com um apagador.



 



Importância



- Apresentar esquemas, resumos, quadros sinópticos;



- Registar dados;



- Visualizar ideias através de desenhos;



-Transcrever e resolver os exercícios;



- Apresentar graficamente os tópicos complexos e abstractos.





Vantagens do uso da lousa



-Pode ser utilizada facilmente: não exige habilidades especiais
nem equipamento dispendiosos:



-Facilita a correcção e alteração nos assuntos apresentados;



-Toma a participação efectiva da classe: os alunos devem escrever
na lousa;



-É um recurso económico.



 



Como utilizar adequadamente
a lousa



Deve-se ter em mente que o quadro é um recurso de visualização do
conteúdo que esta sendo exposto, portanto a organização de ideias deve estar de
modo que estas sejam intuitivas, é indispensável para o correcto processo de
aprendizagem.



- Limpá-lo totalmente antes de qualquer utilização;



- Usar o apagador de cima para baixo de modo a direccionar assim a
poeira de giz para baixo;



- Repartir o quadro em 3 partes: na primeira fazer uma síntese do
assunto do dia e nas outras duas passar o conteúdo;



- Começar a escrever na parte de cima;



- Usar a moldura superior para orientar a sua escrita a fim de que
não fique torta;



- Escrever de forma legível, de letra grande;



- Não dar as costas totalmente aos alunos: escrever um pouco de
lado e falar ao mesmo tempo que escreve para chamar atenção dos alunos;



- Nunca jogar água pois, quando este entra em contacto com o giz
torna-se difícil de apagar.




Perigos no uso do quadro



O quadro negro produz uma quantidade grande de poeira dependendo
da quantidade de giz usada. Algumas pessoas sentem-se incomodadas ou podem ser
alérgicas, esta desvantagem conduziu a uma adaptação do quadro branco, que usa
canetas de tintas que não produzem poeira.



 



As Gravuras



Gravuras São ilustrações, revistas, jornais ou livros. É um
material simples e acessível



 



Importância



- Motivar estudos;



- Desenvolver a observação;



- Completar e enriquecer as explanações.



 



Vantagens



- São pouco dispendiosas, pois os jornais e as revistas estão cada
vez mais ricas em gravuras; Os próprios alunos podem colaborar na obtenção
desse material;



- Despertam atenção do aluno e mantém seu interesse por mais
tempo;



- Possibilitam um contacto visual do aluno com a realidade por
mais tempo.



 



Como utilizar



- Apresentar gravuras visíveis para toda a classe;



- Seleccionar gravuras adequadas para o assunto;



- Relacionar as gravuras aos principais conceitos e ideias em
foco;



- Cuidar da qualidade e da quantidade de gravuras usadas em cada
assunto;



- Evitar o uso de gravuras com excesso de detalhes.



 



Cartazes



Os cartazes são nada mais que uma cartolina ou folha de papel
contendo uma ou mais ilustrações e uma mensagem, estes podem apresentar
diversos tamanhos e formatos.



 



Importância



- Comunicar sugestões, recomendações e informações;



- Despertar o interesse por determinado assunto;



- Dar destaque a comemorações, acontecimentos importantes, datas
cívicas.



 



Vantagens



- Despertam atenção do aluno;



- São facilmente confeccionadas;



-Apresentam custo baixo;



- Podem ser confeccionadas pelos alunos,
servindo assim, como factor de desenvolvimento da criatividade;



- Estimulam o trabalho em equipa



Como elaborar um cartaz



- Preparar um esboço previamente;



- Evitar letras ou números floreados, pois dificultam a leitura do
texto;



- Fazer letras uniformes, do mesmo tamanho;



- Utilizar cores fortes (preto, vermelho, azul e verde);



- Utilizar o menor número de palavras possíveis pois isso facilita
a leitura;



- Não colocar textos e ilustrações junta as bordas do cartaz. É
preciso que haja um espaço vazio em toda a volta do cartaz, como se fosse uma
margem imaginária;



- Utilizar de forma adequada os 3 elementos do cartaz (ilustração,
texto e cor);



- Usar como ilustrações fotografias, desenhos ou gravuras;



- Escolher o tipo de letra mais adequado, pois ela apresenta um
papel de entoação da fala. O texto é o elemento que procura levar, através de
palavras ou frases, uma mensagem aos alunos;



- Escolher que mais convêm a comunicação do texto. A cor, terceiro
elemento visual, forma a atmosfera condizente com a mensagem do cartaz,
manifesta a harmonia agradável de seus elementos visuais e o contraste
necessário entre o fundo e a figura.



 



Mural didáctico



É um conjunto de elementos subordinados de um tema, dispostos
harmoniosamente com fim de transmitir uma mensagem. O mural didáctico pode ser
fixo ou móvel, sua base pode ser de madeira, cortiça, eucatex, papelão ou
acústico. Para se fixar os elementos pode-se usar percevejos, cola ou fita
adesiva.



 



Importância



- Expor trabalho dos alunos;



- Apresentar assuntos de forma esquematizada;



- Despertar interesse para o início do estudo de uma unidade
(mural surpresa);



- Afixar jornal de classe, avisos, horários;



- Dar destaques a comemorações, acontecimentos importantes, datas
cívicas;



- Expor recortes de jornais e revistas sobre assuntos relacionados
com tópicos abordados;



- Despertar o interesse dos alunos sobre assuntos da actualidade,
tirado de jornais e revistas.



 



Vantagens do mural
didáctico



- Desperta interesse;



- Transmite informações;



- Desenvolve a capacidade de auto-expressão;



- Estimula o trabalho em equipa.



 



Como elaborar o mural
didáctico



- Preparar um esboço previamente;



- Usar letreiros nítidos que permitam a leitura sem esforço;



- Utilizar ilustrações atraentes (fotos, mapas, desenhos,
gravuras);



- Utilizar recursos como barbante, fio plásticos ou setas e linhas
coloridas para estabelecer relações de sentido;



- Expor os elementos de forma equilibrada.



 



Como utilizar o mural
didáctico



- Variar sua utilização, isto é, utiliza-lo com objectivos
diferentes (expor trabalho de alunos, dar destaque a comemorações, expor
assuntos de actualidade);



- Manter o mural sempre actualizado;



- Solicitar a colaboração dos alunos o máximo;



- Utilizar legendas simples e objectivas;



- Fixa-lo a uma altura que fique a vista do observador;



- Dar tempo suficiente para que toda a classe possa ler as
mensagens;



- Promover debates com a classe; após cada exposição.



 



Álbum seriado



É uma colecção de folhas organizadas, numa encadernação de madeira
ou papelão. Pode conter fotografias, letreiros, mapas, gráficos, cartazes,
gravuras.



 



Importância



- Abordar temas mais ou menos gerais, que permitam sua divisão em
partes;



- Enriquecer uma aula expositiva;



- Apresentar dados previamente elaborados, de forma organizada e
sequencial;



- Sistematizar um assunto.



 



Vantagens



- Ajuda a organizar a aula de maneira organizada, orientada e
dirigida, sem dar margem a dispersões ou confusões;



- Concentra a atenção dos alunos no tema que esta sendo
desenvolvido;



- Cria maior expectativa nos alunos com relação aos tópicos
seguintes;



- Fixa os tópicos essências;



- Ajuda os alunos a visualizar melhor as ideias através de
ilustrações.



 



Como elaborar um álbum
seriado



- Definir o tema e estabelecer os pontos principais a serem
desenvolvidos no álbum;



- Escrever esses temas em forma de rascunho, um em cada página
conforme a sequência desejada;



- Fazer inicialmente um álbum em miniatura, com todas informações,
e todos os elementos de um álbum definitivo, para seguir de guia na confeição
final;



- Seleccionar todo material necessário para trabalho de montagem;
papel sulfito, cartolina, papel cartão ou mesmo papel de embrulho; lápis preto,
lápis de cor, pincel atómico; giz de cera, canetas hidrográficas de várias
cores, tesoura;



- O papel deve ter sempre um tamanho suficientemente grande para
ser visto por todos os alunos;



- Usar desenhos, fotos ilustrações retiradas de revistas, jornais,
calendários;



- Utilizar letras grandes nos títulos e letras pequenas nos
subtítulos. Podem ser apresentadas letras, palavras e até frases recortadas de
jornais revistas.



 



Como utilizar



- Localizar o álbum seriado de modo que todos os alunos possam ver
sem dificuldade;



- Virar as folhas a medida que se vai introduzindo novos tópicos;



- Virar a folha só quando o tópico tiver sido esgotado;



- Criar expectativa para o tópico seguinte;



- Não ater-se apenas aquilo que está representado ou escrito no
álbum, mas expandir o assunto, tendo o cuidado de fixar bem os pontos-chave.



 



Exposição



É uma demonstração de matérias, objectos, ilustrações, textos, com
objectivo de transmitir uma mensagem. A exposição difere-se do mural didáctico
quanto ao tamanho, sendo o último bem menor.



 



Importância



-Transmitir uma mensagem;



- Integrar a comunidade a escola;



- Ensinar algo a comunidade;



- Levantar opinião sobre um problema que deve ser solucionado para
benefício de todos;




Vantagens



- Desenvolve a capacidade de auto- expressão;



- Estimula o trabalho em equipa;



- Forma opiniões;



- Abre a escola para a comunidade;



- Possibilita a utilização de vários recursos.



 



Mapas e gráficos



Seu uso favorece a intuição do directa das coisas, permite fixar
os no espaço e indicar os locais onde aconteceram.



Importância do uso correcto dos recursos de ensino



Conforme PILETTI (1997) os recursos de ensinos contribuem para:



- Motivar e dispertar interesse dos alunos;



- Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação;



- Aproximar o aluno da realidade;



- Visualizar ou concretizar os contúdos da aprendizagem;



- Ilustrar a fixação da aprendizagem;



- Desenvolver a experimentação concreta..


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