Cconhecimento e método cientifico

 Índice







Introdução



A possibilidade de construir o conhecimento é o que
diferencia o ser humano de outros seres. Para Severino (2007) o conhecimento é o
elemento especifico fundamental na construção do destino da humanidade, e todos
os sistemas educativos são organizados em função da produção, reprodução,
conservação, sistematização, organização, transmissão e a universalização do
conhecimento. Sendo assim, o estudante universitário deve desenvolver certas
competências que o permitem ser diferente de estudantes de outros níveis de
ensino.



É com base nos pressupostos acima que destaco a
importância dos temas a serem abordados no presente trabalho, que vem ser uma
grande importância para a vida de todos estudantes universitários. No entanto,
a disciplina de MIC vem como uma ferramenta para moldar o estudante
universitário de técnicas e diretrizes para se destacar como tal.



 




Objectivos



ü  Desenvolver
competência para o exercício acadêmico;



ü  Distinguir
as diferentes fases da ciência;



ü  Problematizar
conteúdos de uma unidade de leitura;



ü  Citar
textos de diversas fontes;



ü  Fazer
referencias de diversas obras cientificas;



ü  Identificar
os tipos de conhecimentos e caracteriza-los;



ü  Conceituar
a ciência;



ü  Identificar
e caracterizar o método cientifico;



ü  Identificar
os elementos do método científico.



 



Metodologia do trabalho



Quanto a metodologia usada neste trabalho foi a o
método de pesquisa bibliográfica e aplicada, bibliográfica porque as fontes
consultadas são obras bibliográficas encontradas em livros, teses,
dissertações, monografias, arquivos, internet e outras fontes. E aplicada
porque este trabalho surge como necessidade de resolver ou contribuir com
soluções para problemas que exigem intervenção imediata. 



Trabalho de campo



1.
Competências na vida acadêmica



As Principais competências a serem desenvolvidas pelos
estudantes universitários



·        
Estudar:
depende da capacidade de fazer escolhas e organizar-se nos seus hábitos. Essas
habilidades devem ser aprendidas para que se tenha sucesso na vida. No acto de
estudar, para se criar o habito de estudar é importante desenvolver e
organizar, o tempo para estudar, o material com que estudar e o local onde
estudar.



·        
Ler:
segundo Teixeira, leitura é a pratica de dar significado ao mundo que nos
cerca. E a leitura se fundamenta em:



                              
i.            
Descobrir conceitos
chaves e compreende-los;



                            
ii.           
Identificar os autores
que o autor cita e suas ideias e concepções;



                          
iii.            
Descobrir a contribuição
própria do autor lido ao tema em questão;



                          
iv.            
Verificar se o pensamento
do autor está vinculado a algum problema.



·        
Escrever textos:
para o estudante escrever textos necessita de conhecimentos como:



a)      Conhecimentos
linguísticos;



b)      Tipos
de textos (descritivo, narrativo ou dissertativo);



c)      Conhecimento
do mundo (cultura geral).



 



2.
A leitura no mundo universitário



O que diferencia a leitura universitária de outras
leituras é que a leitura universitária é feita com foco, ou seja, a leitura
universitária é feita com base em um raciocínio logico que auxilia na leitura,
interpretação e análise do texto, o que exige do leitor um raciocínio mais
rigoroso e elaborado de modo a decodificar a mensagem apresentada pelo autor do
texto.



 



3.
A leitura no mundo universitário



 A importância
da problematização das leitura na vida acadêmica é que ela permite levantar
para a discussão ou reflexão as questões presentes no texto, ou seja, para bom
desemprenho da atividade acadêmica é necessário que haja debate e reflexões
sobre o texto, e problematização é o fator  chave para que isto aconteça.



 



4.
Citações
 



Sabendo que muitas das coisas ou teses que se usam
hoje já foram de alguma maneira dita por outros. A citação na vida acadêmica
permite ao estudar não só usar texto e ideias de autores renomados mas também,
dar o devido valor a estes mesmos autores – reconhecendo o seu esforço e
pesquisa para elaboração da sua ideia, texto ou tese que tem servido de
alicerce para muitos dos trabalhos acadêmicos atuais.



 



5.
Citações
 



Na minha opinião, quem pode ser citado são autores
renomados, autores de livros, autores de artigos, autores de textos publicados
ou não.



 



6.
Referência bibliográfica



Uma referência bibliográfica é uma identidade,
aspectos que caracterizam e identificam uma obra cientifica em qualquer parte
do mundo.



 



7.
Referência bibliográfica



Na elaboração de trabalhos acadêmicos, a referência
bibliográfica é que permite ao leitor do trabalho identificar as fontes
consultadas para a realização deste mesmo trabalho, ou seja, se as ideias
apresentadas neste trabalho não são do autor do trabalho em causa, as referências
bibliográficas nos permite rastrear a origem das ideias originais.



 



8.
Práticas de documentação



Os aspectos importantes a ter em conta na elaboração
de cada uma das fichas de documentação são:



Ficha de documentação temática: para esta ficha é
necessário ter em conta, conceitos, teorias, factos, onde um conceito, uma
teoria ou facto podem ser desenvolvidos numa ficha por vários autores.



Ficha de documentação bibliográfica: é necessário ter
em conta as ideias relevantes de uma determinada obra bibliográfica.



Ficha de documentação biográfica: nesta ficha é
necessário ter em conta os dados bibliográficos, o pensamento e os aspectos
relevantes da vida profissional e acadêmica do autor.



 



9.
Práticas de documentação





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