Processos Psíquicos e Aprendizagem
Os processos psicológicos são aqueles que
nos permitem funcionar como um ser vivo consciente e
interagir com o meio ambiente.
Um recurso
que
as pessoas têm para
se adaptar ao mundo é
o nosso comportamento. Isso nos permite modificar nosso ambiente e nossa realidade para nos
adaptarmos ao que acontece. Sabemos que esses comportamentos são mediados por
processos mentais internos,
mas quais são esses processos mentais? É aqui que entram nossos
8 processos psicológicos básicos.

Conceituar cada um dos Processos
Psíquicos
Percepção
Como o ser
humano processa tudo
o que o cerca? Uma carícia, o
cheiro de uma flor, a
sensação de opressão de uma cidade com trânsito e poluição, a presença
diante de nós de uma pessoa
que nos atrai... Dentro dos processos
psicológicos básicos, a percepção é responsável por termos uma “imagem” da realidade que nos cerca, pois nos fornece
informações de estímulos externos por meio dos sentidos.
A percepção organiza
e
dá
sentido a qualquer
estímulo
sensorial. A função desse processo é óbvia,
conhecer
o
ambiente nos permite
movimentar e
interagir com
ele; aspectos básicos para conseguir uma adaptação eficiente. Mais ainda, outro fato
curioso sobre a percepção é que ela nos oferece informações sobre
o que acontece no próprio
corpo.
A
sensação de calor ou fome são processos
sensoriais que também nos ajudam a nos
adaptar e sobreviver. Como fato curioso, podemos até destacar um estudo da University College London onde se estudou por que algumas pessoas
que perderam um membro
continuaram a “perceber” que aquela mão
ou braço ainda estava lá.
Alterações de percepção
Quando este processo é alterado de alguma forma, a forma como percebemos o mundo é alterada
de
forma a comprometer
a
adaptação ao meio. Aqui
estão alucinações,
agnosia ou sinestesia, por
exemplo.
Aprendizagem
Aqui temos o
processo pêlo qual
modificamos e
adquirimos
conhecimentos, habilidades, habilidades, comportamentos, etc. Isso funciona através do que aconteceu no passado, aprendemos a relacionar comportamentos com suas consequências, por isso
está intimamente relacionado à memória.
O estudo da
aprendizagem é
dado
em
grande
parte pêlo ramo psicológico do behaviorismo , que nos deu as teorias do condicionamento clássico e operante. Estes destinam-se
a explicar os mecanismos pêlos quais aprendemos.
Esse processo é útil porque
nos
permite variar nosso repertório de comportamentos de acordo
com o que aconteceu no passado, algo que
nos permite responder
de forma mais adaptativa em situações presentes e futuras.
distúrbios de aprendizagem
Existem vários distúrbios nos quais a
aprendizagem é alterada, mas geralmente não se limitam apenas a esse processo.
A dislexia, por exemplo, faz com que a pessoa
tenha dificuldade de
aprender devido à capacidade de
leitura prejudicada.
Idioma
O ser humano é um ser social , por isso a linguagem
é
o
processo
que
nos
dá
a
capacidade de nos comunicarmos com os outros.
Essa comunicação, no caso dos
humanos, é realizada por meio de
um complexo código
simbólico,
linguagem ou língua. A complexidade de nossa linguagem
nos permite descrever
com precisão quase
tudo, seja no passado, presente ou futuro.
A utilidade desse processo se dá Péla nossa necessidade de manter relações sociais
complexas que nos
permitam sobreviver em um ambiente
hostil. A linguagem nos permite um modo de comunicação amplo o suficiente para manter as sociedades humanas.
Pensamento
O pensamento, por si só, constitui um processo
muito complexo que na psicologia
é definido como aquele que
transforma a informação para
organizá-la e dar-lhe sentido. O estudo do pensamento começou Péla lógica aristotélica; mas isso não era eficaz para
habitam e o impulso emocional prevalece acima de
tudo.
A função do pensamento hoje continua sendo um tema controverso.
Isso
se deve em parte à confusão
terminológica existente em
torno dele. Mas, mesmo assim, a
ideia mais aceita é que
seu objectivo é actuar como mecanismo de controle diante das situações que surgem.
distúrbios do pensamento
Quando a linha de pensamento é interrompida, surgem doenças como bradipsiquia ou
delírio. A verdade é que os sintomas desse tipo de transtorno são variados e comórbidos com
muitas outras condições.
Atenção
A atenção é o
processo encarregado de concentrar nossos recursos
em uma série de
estímulos e ignorar o resto. Isso ocorre
porque as pessoas recebem
um grande número
de estímulos que não podemos atender ao
mesmo tempo.
O processo tensional é adaptativo, pois
se não existisse, estaríamos perdidos
sem saber a qual estímulo
devemos reagir. É paradoxal que a auto-imposição de uma limitação
cognitiva suponha uma adaptação evolutiva, mas é.
Disfunções de atenção
Os distúrbios de atenção são
muitas vezes limitantes e uma luta contínua para aqueles
que sofrem com isso. ADD,
por exemplo, pode durar até a vida
adulta.
Memória
O processo
psicológico básico da memória nos permite codificar informações para
armazená-las e depois recuperá-las. Estamos diante de um processo essencial e intimamente relacionado a
todos os outros processos.
A memória
nos
permite lembrar informações explícitas,
como qual é a capital
da
França, ou informações processuais, como andar de bicicleta. A memória existe porque é realmente útil para nós ter informações sobre nossas experiências passadas para
raciocinar e agir
sobre
eventos futuros. Além
disso, sem esse processo os demais
memória.
Motivação
Dentre os processos psicológicos básicos, a motivação
é responsável por fornecer ao corpo
recursos para realizar o comportamento. É o processo
encarregado de activar o corpo e colocá-lo
no
estado ideal. Outro aspecto
importante da motivação é sua
direccionalidade; Ele
não
apenas
prepara
o
corpo,
mas também se encarrega de direccionar o comportamento entre as opções possíveis.
A
função da motivação é fazer com que o
indivíduo direccione o comportamento para
suas metas e
objectivos , evitando
que
ele fique parado
sem
realizar nenhum
comportamento. É
um
processo intimamente relacionado
com
a
emoção e
a aprendizagem.
Alterações na motivação
Apatia e abulia são,
talvez,
os exemplos mais representativos da alteração
desse
processo. Eles estão intimamente relacionados às emoções,
que
geralmente são os gatilhos que desencadeiam a acção do sujeito.
Emoção
As emoções são reacções
a estímulos externos que nos permitem orientar nosso comportamento e agir rapidamente contra as demandas do nosso ambiente.
A
função da emoção é direccionar nosso comportamento de forma rápida e eficiente. A maioria das
decisões não é importante o
suficiente para gastar tempo e recursos significativos, e é aí que a emoção entra em acção. É importante entender que qualquer decisão é mediada
por nossas emoções em menor ou
maior grau.
distúrbios emocionais
É do conhecimento geral que, hoje, a depressão e a ansiedade são duas epidemias que devem
ser cuidadas todos os dias. Nestes dois exemplos, as emoções são interrompidas
e requerem atenção profissional.
Neste artigo expusemos os processos psicológicos básicos de
forma muito superficial, todos eles são amplos assuntos de estudo e com uma infinidade de detalhes.
O estudo
intensivo de cada um deles
nos
fornece
as
informações
básicas para entender
o
interessante no qual vale a pena aprofundar.
Característica de Percepção
A percepção
é o primeiro processo cognitivo.
Permite tirar informações
do meio para formar uma imagem ou ideia
após decodificar e assimilar
os estímulos sensoriais e energéticos (faz uma inferência e
interpretação).
Além de nossas
inferências,
a
percepção
incorpora dados que a memória possui, classifica
e
funde
em
um
único objecto :
ela constrói
uma ideia a partir de
dados e observações novos e pré-existentes.
Característica de Aprendizagem
Experiência como um papel importante
A
experiência desempenha um papel muito importante na aprendizagem, por isso a
tentativa e
erro é uma de suas maiores e
mais transcendentais características.
Porque nada dá segurança em poder aprender
todas as informações necessárias sobre
algo em uma primeira tentativa. Devido a isso, tenta-se novamente várias vezes até que
se obtenha um padrão que possibilite concluir algo em particular e depois chegar ao
aprendizado.
Inclui mudança de comportamento
A aprendizagem também pode ser definida como a mudança
de comportamento que uma pessoa apresenta a partir de um resultado obtido de uma experiência passada. Esse
processo dura toda a vida, pois a aquisição de
informações por meio dos sentidos nunca
para e continua sendo feita ao
longo da existência.
Precisa de uma acção
do sistema
Na aprendizagem, é necessária uma
acção
do
sistema. Essa
didáctica possibilita
multiplicar os resultados alcançados ao invés de
ter
uma simples soma dos resultados de
cada aluno e de cada professor.
As habilidades e conhecimentos
A metacognição é
uma
excelente ferramenta para aumentar a excelência, as habilidades, o conhecimento e a vida profissional dos
alunos.
A maioria dos alunos pode parecer passiva, sentir uma sensação
de inadequação ou exclusão e
mostrar um envolvimento tímido quando
comparado a seus professores, colegas e
disciplinas em sala de aula. Podem ficar desmotivados, entediados, ir contra o
abandono e o fracasso escolar na escola.
característica de
Pensamento
Gerenciar os símbolos e elaborar a linguagem
Péla lógica e ou apenas Péla união
sequencial de palavras, requer um pensamento
antecipado.
É por
isso que sem linguagem não há pensamento. A linguagem
dos pensamentos é a linguagem. Todo pensamento é fixado péla linguagem e beneficia aquele que
faz mais sentido.
característica de
Atenção
A atenção une processos
intelectuais e sensoriais do cérebro, contribuindo para a concentração e estudo de
um objecto ou fenómeno. Em psicologia, os tipos e propriedades básicas da
atenção são amplamente utilizados
para melhorar a aprendizagem e a percepção da informação em crianças e
adultos.
característica de
Memória
A memória é uma função
cognitiva, bem como uma habilidade
e um processo, que nos permite armazenar informações do ambiente externo e interno. Graças à memória temos memórias e
podemos nomear as
coisas pêlo seu
nome.
Sabemos que existem memórias que
nos permitem codificar informações muito brevemente.
característica de
Motivação
A motivação
para a realização é
a necessidade de agir, dentro de um ambiente social,
buscando objectivos mais elevados e obtendo satisfação em fazer as coisas sempre melhor. É uma
forma de comportamento que,
em
seu
mecanismo de actualização,
possui características muito específicas. São
eles: buscar objectivos sucessivos.
Os autores justificam que as pessoas vão, de forma gradual, adquirindo essas competências ao longo das
experiências da vida e assim adquirem maior motivação para regular
as
suas emoções,
devido
à percepção do tempo que
lhes resta para
viver. Referem ainda que
o envelhecimento está associado com vulnerabilidades fisiológicas que
fazem regular elevados
níveis de excitação emocional de forma mais difícil. Nas
idade que normalmente favorecem
os adultos mais velhos no uso
de estratégias de regulação da emoção serão atenuadas
(e pode até ser anulada ou revertida), e as
consequências fisiológicas da
excitação emocional terão consequências mais negativas
nos adultos mais velhos.
factores que condicionam e/ou dificultam
o processo de aprendizagem.
Uma das características da APRENDIZAGEM é a DESCONSTRUÇÃO.
Quem não já viu uma criança quando está aprendendo algo? por exemplo, um brinquedo,
ela primeiro desmonta o brinquedo todo, para só então ir montando pausadamente depois. E ela faz
isso quantas vezes forem necessárias, até aprender
todo o processo de construção da
ideia daquele brinquedo.
Portanto, para entendermos melhor o que é aprendizagem, vamos primeiro entender o Que Não É Aprendizagem, vamos primeiro avaliar aquilo que Interfere na Aprendizagem.
Existem diversos factores que podem prejudicar a aprendizagem da criança, dentre
eles temos factores: ambientais, sociais, económicos, afectivos, emocionais, psicológicos, familiares. E no
decorrer deste texto você poderá perceber cada um deles.
Vemos também que quando a criança vai a um lugar onde, deveria aprender
e este ambiente é barulhento, desorganizado, ou sujo, e às vezes até todos esses aspectos
juntos,
ela tende
a ficar
dispersa, desinquieta,
desatenta,
e sem a concentração necessária para o aprendizado.
Ainda em seu ambiente familiar, quando existe a falta de um dos pais, ou quando estes têm
o
seu
tempo amplamente preenchido não se dispondo
assim a dá a atenção
necessária para
os
filhos, o
que
se
torna um
factor predeterminante para
a desmotivação da criança, podendo
ser gerados problemas emocionais e psicológicos:
como a insegurança, dependência, timidez, baixa auto-estima e etc.
Descrever a importância de cada um dos processos psíquicos
para a aprendizagem.
Para contribuir com a aprendizagem de um adulto desenhando
treinamentos realmente
eficientes e que
se transferem para a prática, é
preciso ir além dos entendimentos sobre
estilos de internalizar dados, andragogia e heutagogia. Cada vez mais os profissionais
de Treinamento & Desenvolvimento devem ser capazes
de
organizar de forma
sistemática e intencional o conteúdo a ser adquirido pêlos colaboradores. Diante deste
aprender é
um diferencial.
Ao longo desse trabalho concluímos que, os processos psíquicos são expostos
individualmente, mas
esses processos estão altamente relacionados entre si. Embora
mantenham sua
independência terminológica, muitos deles não poderiam existir sem os
outros. A atenção une processos intelectuais e sensoriais do cérebro, contribuindo para a concentração e estudo de
um objecto ou fenómeno. Em psicologia, os tipos e propriedades básicas da
atenção são amplamente utilizados
para melhorar a aprendizagem e a percepção da informação em crianças e
adultos
Referencias bibliográficas
www.infoescola.com/piscologia/processospsicologicobasicos/
Clark, G. H. (2000). Imaginação: estudos psicológicos, uma
visão cognitivista
Gomma, T. I. (1998). Pensamento e Linguagem: uma visão cognitivista. Rio de
Janeiro: Martins
Fontes.
Revista educacional Caracteristicasdel.com. Equipe de redacção profissional. (2020,
04).
Características da aprendizagem. Escrito por: Redactores Profissionais. Documento obtido na
data
11 de
2022,
no
site profissional
e
educacional: https://www.caracteristicasdel.com/educacion/caracteristicas_del_aprendizje.html .
sos Psíquicos e Aprendizagem
Os processos psicológicos são aqueles que
nos permitem funcionar como um ser vivo consciente e
interagir com o meio ambiente.
Um recurso
que
as pessoas têm para
se adaptar ao mundo é
o nosso comportamento. Isso nos permite modificar nosso ambiente e nossa realidade para nos
adaptarmos ao que acontece. Sabemos que esses comportamentos são mediados por
processos mentais internos,
mas quais são esses processos mentais? É aqui que entram nossos
8 processos psicológicos básicos.
Conceituar cada um dos Processos
Psíquicos
Percepção
Como o ser
humano processa tudo
o que o cerca? Uma carícia, o
cheiro de uma flor, a
sensação de opressão de uma cidade com trânsito e poluição, a presença
diante de nós de uma pessoa
que nos atrai... Dentro dos processos
psicológicos básicos, a percepção é responsável por termos uma “imagem” da realidade que nos cerca, pois nos fornece
informações de estímulos externos por meio dos sentidos.
A percepção organiza
e
dá
sentido a qualquer
estímulo
sensorial. A função desse processo é óbvia,
conhecer
o
ambiente nos permite
movimentar e
interagir com
ele; aspectos básicos para conseguir uma adaptação eficiente. Mais ainda, outro fato
curioso sobre a percepção é que ela nos oferece informações sobre
o que acontece no próprio
corpo.
A
sensação de calor ou fome são processos
sensoriais que também nos ajudam a nos
adaptar e sobreviver. Como fato curioso, podemos até destacar um estudo da University College London onde se estudou por que algumas pessoas
que perderam um membro
continuaram a “perceber” que aquela mão
ou braço ainda estava lá.
Alterações de percepção
Quando este processo é alterado de alguma forma, a forma como percebemos o mundo é alterada
de
forma a comprometer
a
adaptação ao meio. Aqui
estão alucinações,
agnosia ou sinestesia, por
exemplo.
Aprendizagem
Aqui temos o
processo pêlo qual
modificamos e
adquirimos
conhecimentos, habilidades, habilidades, comportamentos, etc. Isso funciona através do que aconteceu no passado, aprendemos a relacionar comportamentos com suas consequências, por isso
está intimamente relacionado à memória.
O estudo da
aprendizagem é
dado
em
grande
parte pêlo ramo psicológico do behaviorismo , que nos deu as teorias do condicionamento clássico e operante. Estes destinam-se
a explicar os mecanismos pêlos quais aprendemos.
Esse processo é útil porque
nos
permite variar nosso repertório de comportamentos de acordo
com o que aconteceu no passado, algo que
nos permite responder
de forma mais adaptativa em situações presentes e futuras.
distúrbios de aprendizagem
Existem vários distúrbios nos quais a
aprendizagem é alterada, mas geralmente não se limitam apenas a esse processo.
A dislexia, por exemplo, faz com que a pessoa
tenha dificuldade de
aprender devido à capacidade de
leitura prejudicada.
Idioma
O ser humano é um ser social , por isso a linguagem
é
o
processo
que
nos
dá
a
capacidade de nos comunicarmos com os outros.
Essa comunicação, no caso dos
humanos, é realizada por meio de
um complexo código
simbólico,
linguagem ou língua. A complexidade de nossa linguagem
nos permite descrever
com precisão quase
tudo, seja no passado, presente ou futuro.
A utilidade desse processo se dá Péla nossa necessidade de manter relações sociais
complexas que nos
permitam sobreviver em um ambiente
hostil. A linguagem nos permite um modo de comunicação amplo o suficiente para manter as sociedades humanas.
Pensamento
O pensamento, por si só, constitui um processo
muito complexo que na psicologia
é definido como aquele que
transforma a informação para
organizá-la e dar-lhe sentido. O estudo do pensamento começou Péla lógica aristotélica; mas isso não era eficaz para
habitam e o impulso emocional prevalece acima de
tudo.
A função do pensamento hoje continua sendo um tema controverso.
Isso
se deve em parte à confusão
terminológica existente em
torno dele. Mas, mesmo assim, a
ideia mais aceita é que
seu objectivo é actuar como mecanismo de controle diante das situações que surgem.
distúrbios do pensamento
Quando a linha de pensamento é interrompida, surgem doenças como bradipsiquia ou
delírio. A verdade é que os sintomas desse tipo de transtorno são variados e comórbidos com
muitas outras condições.
Atenção
A atenção é o
processo encarregado de concentrar nossos recursos
em uma série de
estímulos e ignorar o resto. Isso ocorre
porque as pessoas recebem
um grande número
de estímulos que não podemos atender ao
mesmo tempo.
O processo tensional é adaptativo, pois
se não existisse, estaríamos perdidos
sem saber a qual estímulo
devemos reagir. É paradoxal que a auto-imposição de uma limitação
cognitiva suponha uma adaptação evolutiva, mas é.
Disfunções de atenção
Os distúrbios de atenção são
muitas vezes limitantes e uma luta contínua para aqueles
que sofrem com isso. ADD,
por exemplo, pode durar até a vida
adulta.
Memória
O processo
psicológico básico da memória nos permite codificar informações para
armazená-las e depois recuperá-las. Estamos diante de um processo essencial e intimamente relacionado a
todos os outros processos.
A memória
nos
permite lembrar informações explícitas,
como qual é a capital
da
França, ou informações processuais, como andar de bicicleta. A memória existe porque é realmente útil para nós ter informações sobre nossas experiências passadas para
raciocinar e agir
sobre
eventos futuros. Além
disso, sem esse processo os demais
memória.
Motivação
Dentre os processos psicológicos básicos, a motivação
é responsável por fornecer ao corpo
recursos para realizar o comportamento. É o processo
encarregado de activar o corpo e colocá-lo
no
estado ideal. Outro aspecto
importante da motivação é sua
direccionalidade; Ele
não
apenas
prepara
o
corpo,
mas também se encarrega de direccionar o comportamento entre as opções possíveis.
A
função da motivação é fazer com que o
indivíduo direccione o comportamento para
suas metas e
objectivos , evitando
que
ele fique parado
sem
realizar nenhum
comportamento. É
um
processo intimamente relacionado
com
a
emoção e
a aprendizagem.
Alterações na motivação
Apatia e abulia são,
talvez,
os exemplos mais representativos da alteração
desse
processo. Eles estão intimamente relacionados às emoções,
que
geralmente são os gatilhos que desencadeiam a acção do sujeito.
Emoção
As emoções são reacções
a estímulos externos que nos permitem orientar nosso comportamento e agir rapidamente contra as demandas do nosso ambiente.
A
função da emoção é direccionar nosso comportamento de forma rápida e eficiente. A maioria das
decisões não é importante o
suficiente para gastar tempo e recursos significativos, e é aí que a emoção entra em acção. É importante entender que qualquer decisão é mediada
por nossas emoções em menor ou
maior grau.
distúrbios emocionais
É do conhecimento geral que, hoje, a depressão e a ansiedade são duas epidemias que devem
ser cuidadas todos os dias. Nestes dois exemplos, as emoções são interrompidas
e requerem atenção profissional.
Neste artigo expusemos os processos psicológicos básicos de
forma muito superficial, todos eles são amplos assuntos de estudo e com uma infinidade de detalhes.
O estudo
intensivo de cada um deles
nos
fornece
as
informações
básicas para entender
o
interessante no qual vale a pena aprofundar.
Característica de Percepção
A percepção
é o primeiro processo cognitivo.
Permite tirar informações
do meio para formar uma imagem ou ideia
após decodificar e assimilar
os estímulos sensoriais e energéticos (faz uma inferência e
interpretação).
Além de nossas
inferências,
a
percepção
incorpora dados que a memória possui, classifica
e
funde
em
um
único objecto :
ela constrói
uma ideia a partir de
dados e observações novos e pré-existentes.
Característica de Aprendizagem
Experiência como um papel importante
A
experiência desempenha um papel muito importante na aprendizagem, por isso a
tentativa e
erro é uma de suas maiores e
mais transcendentais características.
Porque nada dá segurança em poder aprender
todas as informações necessárias sobre
algo em uma primeira tentativa. Devido a isso, tenta-se novamente várias vezes até que
se obtenha um padrão que possibilite concluir algo em particular e depois chegar ao
aprendizado.
Inclui mudança de comportamento
A aprendizagem também pode ser definida como a mudança
de comportamento que uma pessoa apresenta a partir de um resultado obtido de uma experiência passada. Esse
processo dura toda a vida, pois a aquisição de
informações por meio dos sentidos nunca
para e continua sendo feita ao
longo da existência.
Precisa de uma acção
do sistema
Na aprendizagem, é necessária uma
acção
do
sistema. Essa
didáctica possibilita
multiplicar os resultados alcançados ao invés de
ter
uma simples soma dos resultados de
cada aluno e de cada professor.
As habilidades e conhecimentos
A metacognição é
uma
excelente ferramenta para aumentar a excelência, as habilidades, o conhecimento e a vida profissional dos
alunos.
A maioria dos alunos pode parecer passiva, sentir uma sensação
de inadequação ou exclusão e
mostrar um envolvimento tímido quando
comparado a seus professores, colegas e
disciplinas em sala de aula. Podem ficar desmotivados, entediados, ir contra o
abandono e o fracasso escolar na escola.
característica de
Pensamento
Gerenciar os símbolos e elaborar a linguagem
Péla lógica e ou apenas Péla união
sequencial de palavras, requer um pensamento
antecipado.
É por
isso que sem linguagem não há pensamento. A linguagem
dos pensamentos é a linguagem. Todo pensamento é fixado péla linguagem e beneficia aquele que
faz mais sentido.
característica de
Atenção
A atenção une processos
intelectuais e sensoriais do cérebro, contribuindo para a concentração e estudo de
um objecto ou fenómeno. Em psicologia, os tipos e propriedades básicas da
atenção são amplamente utilizados
para melhorar a aprendizagem e a percepção da informação em crianças e
adultos.
característica de
Memória
A memória é uma função
cognitiva, bem como uma habilidade
e um processo, que nos permite armazenar informações do ambiente externo e interno. Graças à memória temos memórias e
podemos nomear as
coisas pêlo seu
nome.
Sabemos que existem memórias que
nos permitem codificar informações muito brevemente.
característica de
Motivação
A motivação
para a realização é
a necessidade de agir, dentro de um ambiente social,
buscando objectivos mais elevados e obtendo satisfação em fazer as coisas sempre melhor. É uma
forma de comportamento que,
em
seu
mecanismo de actualização,
possui características muito específicas. São
eles: buscar objectivos sucessivos.
Os autores justificam que as pessoas vão, de forma gradual, adquirindo essas competências ao longo das
experiências da vida e assim adquirem maior motivação para regular
as
suas emoções,
devido
à percepção do tempo que
lhes resta para
viver. Referem ainda que
o envelhecimento está associado com vulnerabilidades fisiológicas que
fazem regular elevados
níveis de excitação emocional de forma mais difícil. Nas
idade que normalmente favorecem
os adultos mais velhos no uso
de estratégias de regulação da emoção serão atenuadas
(e pode até ser anulada ou revertida), e as
consequências fisiológicas da
excitação emocional terão consequências mais negativas
nos adultos mais velhos.
factores que condicionam e/ou dificultam
o processo de aprendizagem.
Uma das características da APRENDIZAGEM é a DESCONSTRUÇÃO.
Quem não já viu uma criança quando está aprendendo algo? por exemplo, um brinquedo,
ela primeiro desmonta o brinquedo todo, para só então ir montando pausadamente depois. E ela faz
isso quantas vezes forem necessárias, até aprender
todo o processo de construção da
ideia daquele brinquedo.
Portanto, para entendermos melhor o que é aprendizagem, vamos primeiro entender o Que Não É Aprendizagem, vamos primeiro avaliar aquilo que Interfere na Aprendizagem.
Existem diversos factores que podem prejudicar a aprendizagem da criança, dentre
eles temos factores: ambientais, sociais, económicos, afectivos, emocionais, psicológicos, familiares. E no
decorrer deste texto você poderá perceber cada um deles.
Vemos também que quando a criança vai a um lugar onde, deveria aprender
e este ambiente é barulhento, desorganizado, ou sujo, e às vezes até todos esses aspectos
juntos,
ela tende
a ficar
dispersa, desinquieta,
desatenta,
e sem a concentração necessária para o aprendizado.
Ainda em seu ambiente familiar, quando existe a falta de um dos pais, ou quando estes têm
o
seu
tempo amplamente preenchido não se dispondo
assim a dá a atenção
necessária para
os
filhos, o
que
se
torna um
factor predeterminante para
a desmotivação da criança, podendo
ser gerados problemas emocionais e psicológicos:
como a insegurança, dependência, timidez, baixa auto-estima e etc.
Descrever a importância de cada um dos processos psíquicos
para a aprendizagem.
Para contribuir com a aprendizagem de um adulto desenhando
treinamentos realmente
eficientes e que
se transferem para a prática, é
preciso ir além dos entendimentos sobre
estilos de internalizar dados, andragogia e heutagogia. Cada vez mais os profissionais
de Treinamento & Desenvolvimento devem ser capazes
de
organizar de forma
sistemática e intencional o conteúdo a ser adquirido pêlos colaboradores. Diante deste
aprender é
um diferencial.
Ao longo desse trabalho concluímos que, os processos psíquicos são expostos
individualmente, mas
esses processos estão altamente relacionados entre si. Embora
mantenham sua
independência terminológica, muitos deles não poderiam existir sem os
outros. A atenção une processos intelectuais e sensoriais do cérebro, contribuindo para a concentração e estudo de
um objecto ou fenómeno. Em psicologia, os tipos e propriedades básicas da
atenção são amplamente utilizados
para melhorar a aprendizagem e a percepção da informação em crianças e
adultos
Referencias bibliográficas
www.infoescola.com/piscologia/processospsicologicobasicos/
Clark, G. H. (2000). Imaginação: estudos psicológicos, uma
visão cognitivista
Gomma, T. I. (1998). Pensamento e Linguagem: uma visão cognitivista. Rio de
Janeiro: Martins
Fontes.
Revista educacional Caracteristicasdel.com. Equipe de redacção profissional. (2020,
04).
Características da aprendizagem. Escrito por: Redactores Profissionais. Documento obtido na
data
11 de
2022,
no
site profissional
e
educacional: https://www.caracteristicasdel.com/educacion/caracteristicas_del_aprendizje.html .