O PAPEL DOS PROCESSOS PSÍQUICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

 

Processos Psíquicos e Aprendizagem

 

Os processos psicológicos são aqueles que nos permitem funcionar como um ser vivo consciente e interagir com o meio ambiente.

 

Um   recurso   que   as   pessoas   têm   para   se   adaptar   ao   mundo   é   o   nosso comportamento. Isso nos permite modificar nosso ambiente e nossa realidade para nos adaptarmos ao que acontece. Sabemos que esses comportamentos são mediados por processos mentais internos, mas quais são esses processos mentais? É aqui que entram nossos 8 processos psicológicos básicos.

 

 


Conceituar cada um dos Processos Psíquicos

 

Percepção

 

Como o ser humano processa tudo o que o cerca? Uma carícia, o cheiro de uma flor, a sensação de opressão de uma cidade com trânsito e poluição, a presença diante de nós de uma pessoa que nos atrai... Dentro dos processos psicológicos básicos, a percepção é responsável por termos uma imagem da realidade que nos cerca, pois nos fornece informações de estímulos externos por meio dos sentidos.

 

A  percepção  organiza  e   sentido  a  qualquer  estímulo  sensorial. A  função  desse processo  é  óbvia,  conhecer  o  ambiente  nos  permite  movimentar  interagir  com ele; aspectos básicos para conseguir uma adaptação eficiente. Mais ainda, outro fato curioso sobre a percepção é que ela nos oferece informações sobre o que acontece no próprio corpo.

 

A sensação de calor ou fome são processos sensoriais que também nos ajudam a nos adaptar e sobreviver. Como fato curioso, podemos até destacar um estudo da University College London onde se estudou por que algumas pessoas que perderam um membro continuaram a “perceber” que aquela mão ou braço ainda estava lá.

 

Alterações de percepção

 

Quando este processo é alterado de alguma forma, a forma como percebemos o mundo é  alterada  de  forma  a  comprometer  a  adaptação  ao  meio. Aqui  estão  alucinações, agnosia ou sinestesia, por exemplo.


Aprendizagem

 

Aqui   temos    processo   pêl qual   modificamos    adquirimos   conhecimentos, habilidades, habilidades, comportamentos, etc. Isso funciona através do que aconteceu no passado, aprendemos a relacionar comportamentos com suas consequências, por isso está intimamente relacionado à memória.

 

O   estudo   da   aprendizagem   é   dado   em   grande   part l ram psicológico do behaviorismo , que nos deu as teorias do condicionamento clássico e operante. Estes destinam-se a explicar os mecanismos los quais aprendemos.

 

Esse processo é útil porque nos permite variar nosso repertório de comportamentos de acordo com o que aconteceu no passado, algo que nos permite responder de forma mais adaptativa em situações presentes e futuras.

 

distúrbios de aprendizagem

 

Existem vários distúrbios nos quais a aprendizagem é alterada, mas geralmente não se limitam apenas a esse processo. A dislexia, por exemplo, faz com que a pessoa tenha dificuldade de aprender devido à capacidade de leitura prejudicada.

 

Idioma

 

O  ser  humano  é  um  ser social ,  por  isso a  linguagem  é  o  processo  que  nos   a capacidade  de  nos  comunicarmos  com  os  outros. Essa  comunicação,  no  caso  dos humanos,  é  realizada  por  meio  de  um  complexo  código  simlico,  linguagem  ou ngua. A complexidade de nossa linguagem nos permite descrever com precisão quase tudo, seja no passado, presente ou futuro.

 

A utilidade desse processo se la nossa necessidade de manter relações sociais complexas  que  nos  permitam  sobreviver  em  um  ambiente  hostil. linguagem  nos permite um modo de comunicação amplo o suficiente para manter as sociedades humanas.

 

Pensamento

 

O pensamento, por si só, constitui um processo muito complexo que na psicologia é definido como aquele que transforma a informação para organi-la e dar-lhe sentido. O estudo do pensamento começou la lógica aristotélica; mas isso não era eficaz para


 

habitam e o impulso emocional prevalece acima de tudo.

 

A função do pensamento hoje continua sendo um tema controverso. Isso se deve em parte à confusão terminológica existente em torno dele. Mas, mesmo assim, a ideia mais aceita é que seu objectivo é actuar como mecanismo de controle diante das situações que surgem.

 

distúrbios do pensamento

 

Quando a linha de pensamento é interrompida, surgem doenças como bradipsiquia ou derio. A verdade é que os sintomas desse tipo de transtorno são variados e comórbidos com muitas outras condições.

 

Atenção

 

A atenção é o processo encarregado de concentrar nossos recursos em uma série de estímulos e ignorar o resto. Isso ocorre porque as pessoas recebem um grande mero de estímulos que não podemos atender ao mesmo tempo.

 

O processo tensional é adaptativo, pois se não existisse, estaríamos perdidos sem saber a qual estímulo  devemos reagir. É paradoxal que a auto-imposição  de uma limitação cognitiva suponha uma adaptação evolutiva, mas é.

 

Disfunções de atenção

 

Os distúrbios de atenção são muitas vezes limitantes e uma luta connua para aqueles que sofrem com isso. ADD, por exemplo, pode durar até a vida adulta.

 

Memória

 

O processo psicológico  básico da memória nos permite codificar  informações para armazená-las  e  depois  recuperá-las. Estamos  diante  de  um  processo  essencial  e intimamente relacionado a todos os outros processos.

 

memória  nos  permite  lembrar  informações  expcitas,  como  qual  é  a  capital  da França, ou informações processuais, como andar de bicicleta. A memória existe porque é realmente útil para nós ter informações sobre nossas experiências passadas para raciocinar  e  agir  sobre  eventos  futuros. Além  disso,  sem  esse  processo  os  demais


 

memória.

 

Motivação

 

Dentre os processos psicológicos básicos, a motivação é responsável por fornecer ao corpo recursos para realizar o comportamento. É o processo encarregado de activar o corpo  e  colocá-lo  no  estado  ideal. Outro  aspecto  importante  da  motivação  é  sua direccionalidade; Ele  não  apenas  prepara  o  corpo,  mas  também  se  encarrega  de direccionar o comportamento entre as opções possíveis.

 

A função da motivação é fazer com que o indivíduo direccione o comportamento para suas metas    objectivos , evitando   que   el fique   parado   sem   realizar   nenhum comportamento. É   um   processo   intimament relacionado   com    emoção    a aprendizagem.

 

Alterações na motivação

 

Apatia  e  abulia  são,  talvez,  os  exemplos  mais  representativos  da  alteração  desse processo. Eles  estão  intimamente  relacionados  às  emoções,  que  geralmente  são  os gatilhos que desencadeiam a acção do sujeito.

 

Emoção

 

As emoções são reacções a estímulos externos que nos permitem orientar nosso comportamento e agir rapidamente contra as demandas do nosso ambiente.  A função da emoção é direccionar nosso comportamento de forma rápida e eficiente. A maioria das decisões não é importante o suficiente para gastar tempo e recursos significativos, e é aí que a emoção entra em acção. É importante entender que qualquer decisão é mediada por nossas emoções em menor ou maior grau.

 

distúrbios emocionais

 

É do conhecimento geral que, hoje, a depressão e a ansiedade são duas epidemias que devem ser cuidadas todos os dias. Nestes dois exemplos, as emoções são interrompidas e requerem atenção profissional.

 

Neste artigo expusemos os processos psicológicos básicos de forma muito superficial, todos eles são amplos assuntos de estudo e com uma infinidade de detalhes. O estudo intensivo  de  cada  um  deles  nos  fornece  as  informações  básicas  para  entender  o


 

interessante            no            qual            vale            a            pena            aprofundar.


 

Característica de Percepção

 

A percepção é o primeiro processo cognitivo. Permite tirar informações do meio para formar uma imagem ou ideia após decodificar e assimilar os estímulos sensoriais e energéticos (faz uma inferência e interpretação).

 

Além  de  nossas  inferências,  a  percepção incorpora  dados  que  a  memória  possui, classifica  e  funde  em  um  único  objecto :  ela  constrói  uma ideia  a partir  de  dados e observações novos e pré-existentes.

 

Característica de Aprendizagem

 

Experiência como um papel importante

 

A experiência desempenha um papel muito importante na aprendizagem, por isso a tentativa e erro é uma de suas maiores e mais transcendentais características.

 

Porque nada dá segurança em poder aprender todas as informações necessárias sobre algo em uma primeira tentativa. Devido a isso, tenta-se novamente várias vezes até que se obtenha um padrão que possibilite concluir algo em particular e depois chegar ao aprendizado.

 

Inclui mudança de comportamento

 

A aprendizagem também pode ser definida como a mudança de comportamento que uma pessoa apresenta a partir de um resultado obtido de uma experiência passada. Esse processo dura toda a vida, pois a aquisição de informações por meio dos sentidos nunca para e continua sendo feita ao longo da existência.

 

Precisa de uma acção do sistema

 

Na  aprendizagem,  é  necessária  uma  acção  do  sistema. Essa  didáctica  possibilita multiplicar os resultados alcançados ao invés de ter uma simples soma dos resultados de cada aluno e de cada professor.

 

As habilidades e conhecimentos

 

A metacognição é uma excelente ferramenta para aumentar a excelência, as habilidades, o conhecimento e a vida profissional dos alunos.


A maioria dos alunos pode parecer passiva, sentir uma sensação de inadequação ou exclusão e mostrar um envolvimento tímido quando comparado a seus professores, colegas e disciplinas em sala de aula. Podem ficar desmotivados, entediados, ir contra o abandono e o fracasso escolar na escola.

 

característica de Pensamento

 

Gerenciar os símbolos e elaborar  a linguagem la lógica e ou apenas la união sequencial  de  palavras,  requer  um  pensamento  antecipado. É  por  isso  que  sem linguagem não pensamento. A linguagem dos pensamentos é a linguagem. Todo pensamento é fixado la linguagem e beneficia aquele que faz mais sentido.

 

característica de Atenção

 

A atenção une processos intelectuais e sensoriais do cérebro, contribuindo para a concentração e estudo de um objecto ou fenómeno. Em psicologia, os tipos e propriedades básicas da atenção são amplamente utilizados para melhorar a aprendizagem e a percepção da informação em crianças e adultos.

 

 

 

 

característica de Memória

 

A memória é uma função cognitiva, bem como uma habilidade e um processo, que nos permite armazenar informações do ambiente externo e interno. Graças à memória temos memórias    e    podemos    nomear    as    coisas    lo    seu    nome. Sabemos    que existem memórias que nos permitem codificar informações muito brevemente.

 

característica de Motivação

 

A motivação para a realização é a necessidade de agir, dentro de um ambiente social, buscando objectivos mais elevados e obtendo satisfação em fazer as coisas sempre melhor. É  uma  forma  de  comportamento que,  em  seu  mecanismo  de  actualização, possui características muito específicas. São eles: buscar objectivos sucessivos.

 

Os autores justificam que as pessoas vão, de forma gradual, adquirindo essas competências ao longo das experiências da vida e assim adquirem maior motivação para regular  as  suas  emoções,  devido  à  percepção  do  tempo  que  lhes  resta  para  viver. Referem ainda que o envelhecimento está associado com vulnerabilidades fisiológicas que fazem regular elevados níveis de excitação emocional de forma mais difícil. Nas


 

idade que normalmente favorecem os adultos mais velhos no uso de estratégias de regulação da emoção serão atenuadas (e pode até ser anulada ou revertida), e as consequências fisiológicas da excitação emocional terão consequências mais negativas nos adultos mais velhos.

 

factores que condicionam e/ou dificultam o processo de aprendizagem.

 

Uma das características da APRENDIZAGEM é a DESCONSTRUÇÃO. Quem não já viu uma criança quando está aprendendo algo? por exemplo, um brinquedo, ela primeiro desmonta o brinquedo todo, para só então ir montando pausadamente depois. E ela faz isso quantas vezes forem necessárias, até aprender todo o processo de construção da ideia daquele brinquedo. Portanto, para entendermos melhor o que é aprendizagem, vamos primeiro entender o Que Não É Aprendizagem, vamos primeiro avaliar aquilo que Interfere na Aprendizagem.

 

Existem diversos factores que podem prejudicar a aprendizagem da criança, dentre eles temos factores: ambientais, sociais, económicos, afectivos, emocionais, psicológicos, familiares. E no decorrer deste texto você poderá perceber cada um deles.

 

Vemos também que quando a criança vai a um lugar onde, deveria aprender e este ambiente é barulhento, desorganizado, ou sujo, e às vezes até todos esses aspectos juntos,  ela  tende  a  ficar  dispersa,  desinquieta,  desatenta,  e  sem  a  concentração necessária para o aprendizado.

 

Ainda em seu ambiente familiar, quando existe a falta de um dos pais, ou quando estes têm  o  seu tempo amplamente  preenchido  não  se  dispondo  assim  a   a  atenção necessári para   os   filhos,    que   se   torna   um   factor   predeterminant para a desmotivação da criança, podendo ser gerados problemas emocionais e psicológicos: como a insegurança, dependência, timidez, baixa auto-estima e etc.

 

Descrever a importância de cada um dos processos psíquicos para a aprendizagem.

 

Para contribuir com a aprendizagem de um adulto desenhando treinamentos realmente eficientes e que se transferem para a prática, é preciso ir além dos entendimentos sobre estilos de internalizar dados, andragogia e heutagogia. Cada vez mais os profissionais de Treinamento  &  Desenvolvimento devem  ser  capazes  de  organizar  de  forma sistemática e intencional o conteúdo a ser adquirido los colaboradores. Diante deste


 

aprender é um diferencial.


 

Ao longo desse trabalho concluímos que, os processos psíquicos são expostos individualmente, mas esses processos estão altamente relacionados entre si. Embora mantenham sua independência terminológica, muitos deles não poderiam existir sem os outros. A atenção une processos intelectuais e sensoriais do cérebro, contribuindo para a concentração e estudo de um objecto ou fenómeno. Em psicologia, os tipos e propriedades básicas da atenção são amplamente utilizados para melhorar a aprendizagem e a percepção da informação em crianças e adultos


Referencias bibliográficas

 

www.infoescola.com/piscologia/processospsicologicobasicos/

 

Clark, G. H. (2000). Imaginação: estudos psicológicos, uma visão cognitivista

 

Gomma, T. I. (1998). Pensamento e Linguagem: uma visão cognitivista. Rio de Janeiro: Martins

Fontes.

 

Revista  educacional  Caracteristicasdel.com. Equipe  de  redacção  profissional. (2020,

 

04). Características da aprendizagem. Escrito por: Redactores Profissionais. Documento obtido     na     data 11     de     2022,     no     site     profissional     e     educacional: https://www.caracteristicasdel.com/educacion/caracteristicas_del_aprendizje.html .

 sos Psíquicos e Aprendizagem

 

Os processos psicológicos são aqueles que nos permitem funcionar como um ser vivo consciente e interagir com o meio ambiente.

 

Um   recurso   que   as   pessoas   têm   para   se   adaptar   ao   mundo   é   o   nosso comportamento. Isso nos permite modificar nosso ambiente e nossa realidade para nos adaptarmos ao que acontece. Sabemos que esses comportamentos são mediados por processos mentais internos, mas quais são esses processos mentais? É aqui que entram nossos 8 processos psicológicos básicos.

 

 

 

Conceituar cada um dos Processos Psíquicos

 

Percepção

 

Como o ser humano processa tudo o que o cerca? Uma carícia, o cheiro de uma flor, a sensação de opressão de uma cidade com trânsito e poluição, a presença diante de nós de uma pessoa que nos atrai... Dentro dos processos psicológicos básicos, a percepção é responsável por termos uma imagem da realidade que nos cerca, pois nos fornece informações de estímulos externos por meio dos sentidos.

 

A  percepção  organiza  e   sentido  a  qualquer  estímulo  sensorial. A  função  desse processo  é  óbvia,  conhecer  o  ambiente  nos  permite  movimentar  e  interagir  com ele; aspectos básicos para conseguir uma adaptação eficiente. Mais ainda, outro fato curioso sobre a percepção é que ela nos oferece informações sobre o que acontece no próprio corpo.

 

A sensação de calor ou fome são processos sensoriais que também nos ajudam a nos adaptar e sobreviver. Como fato curioso, podemos até destacar um estudo da University College London onde se estudou por que algumas pessoas que perderam um membro continuaram a “perceber” que aquela mão ou braço ainda estava lá.

 

Alterações de percepção

 

Quando este processo é alterado de alguma forma, a forma como percebemos o mundo é  alterada  de  forma  a  comprometer  a  adaptação  ao  meio. Aqui  estão  alucinações, agnosia ou sinestesia, por exemplo.


Aprendizagem

 

Aqui   temos   o   processo   lo   qual   modificamos   e   adquirimos   conhecimentos, habilidades, habilidades, comportamentos, etc. Isso funciona através do que aconteceu no passado, aprendemos a relacionar comportamentos com suas consequências, por isso está intimamente relacionado à memória.

 

O   estudo   da   aprendizagem   é   dado   em   grande   parte   lo   ramo   psicológico do behaviorismo , que nos deu as teorias do condicionamento clássico e operante. Estes destinam-se a explicar os mecanismos los quais aprendemos.

 

Esse processo é útil porque nos permite variar nosso repertório de comportamentos de acordo com o que aconteceu no passado, algo que nos permite responder de forma mais adaptativa em situações presentes e futuras.

 

distúrbios de aprendizagem

 

Existem vários distúrbios nos quais a aprendizagem é alterada, mas geralmente não se limitam apenas a esse processo. A dislexia, por exemplo, faz com que a pessoa tenha dificuldade de aprender devido à capacidade de leitura prejudicada.

 

Idioma

 

O  ser  humano  é  um  ser social ,  por  isso a  linguagem  é  o  processo  que  nos   a capacidade  de  nos  comunicarmos  com  os  outros. Essa  comunicação,  no  caso  dos humanos,  é  realizada  por  meio  de  um  complexo  código  simlico,  linguagem  ou ngua. A complexidade de nossa linguagem nos permite descrever com precisão quase tudo, seja no passado, presente ou futuro.

 

A utilidade desse processo se la nossa necessidade de manter relações sociais complexas  que  nos  permitam  sobreviver  em  um  ambiente  hostil. A  linguagem  nos permite um modo de comunicação amplo o suficiente para manter as sociedades humanas.

 

Pensamento

 

O pensamento, por si só, constitui um processo muito complexo que na psicologia é definido como aquele que transforma a informação para organi-la e dar-lhe sentido. O estudo do pensamento começou la lógica aristotélica; mas isso não era eficaz para


 

habitam e o impulso emocional prevalece acima de tudo.

 

A função do pensamento hoje continua sendo um tema controverso. Isso se deve em parte à confusão terminológica existente em torno dele. Mas, mesmo assim, a ideia mais aceita é que seu objectivo é actuar como mecanismo de controle diante das situações que surgem.

 

distúrbios do pensamento

 

Quando a linha de pensamento é interrompida, surgem doenças como bradipsiquia ou derio. A verdade é que os sintomas desse tipo de transtorno são variados e comórbidos com muitas outras condições.

 

Atenção

 

A atenção é o processo encarregado de concentrar nossos recursos em uma série de estímulos e ignorar o resto. Isso ocorre porque as pessoas recebem um grande mero de estímulos que não podemos atender ao mesmo tempo.

 

O processo tensional é adaptativo, pois se não existisse, estaríamos perdidos sem saber a qual estímulo  devemos reagir. É paradoxal que a auto-imposição  de uma limitação cognitiva suponha uma adaptação evolutiva, mas é.

 

Disfunções de atenção

 

Os distúrbios de atenção são muitas vezes limitantes e uma luta connua para aqueles que sofrem com isso. ADD, por exemplo, pode durar até a vida adulta.

 

Memória

 

O processo psicológico  básico da memória nos permite codificar  informações para armazená-las  e  depois  recuperá-las. Estamos  diante  de  um  processo  essencial  e intimamente relacionado a todos os outros processos.

 

A  memória  nos  permite  lembrar  informações  expcitas,  como  qual  é  a  capital  da França, ou informações processuais, como andar de bicicleta. A memória existe porque é realmente útil para nós ter informações sobre nossas experiências passadas para raciocinar  e  agir  sobre  eventos  futuros. Além  disso,  sem  esse  processo  os  demais


 

memória.

 

Motivação

 

Dentre os processos psicológicos básicos, a motivação é responsável por fornecer ao corpo recursos para realizar o comportamento. É o processo encarregado de activar o corpo  e  colocá-lo  no  estado  ideal. Outro  aspecto  importante  da  motivação  é  sua direccionalidade; Ele  não  apenas  prepara  o  corpo,  mas  também  se  encarrega  de direccionar o comportamento entre as opções possíveis.

 

A função da motivação é fazer com que o indivíduo direccione o comportamento para suas metas   e   objectivos , evitando   que   ele   fique   parado   sem   realizar   nenhum comportamento. É   um   processo   intimamente   relacionado   com   a   emoção   e   a aprendizagem.

 

Alterações na motivação

 

Apatia  e  abulia  são,  talvez,  os  exemplos  mais  representativos  da  alteração  desse processo. Eles  estão  intimamente  relacionados  às  emoções,  que  geralmente  são  os gatilhos que desencadeiam a acção do sujeito.

 

Emoção

 

As emoções são reacções a estímulos externos que nos permitem orientar nosso comportamento e agir rapidamente contra as demandas do nosso ambiente.  A função da emoção é direccionar nosso comportamento de forma rápida e eficiente. A maioria das decisões não é importante o suficiente para gastar tempo e recursos significativos, e é aí que a emoção entra em acção. É importante entender que qualquer decisão é mediada por nossas emoções em menor ou maior grau.

 

distúrbios emocionais

 

É do conhecimento geral que, hoje, a depressão e a ansiedade são duas epidemias que devem ser cuidadas todos os dias. Nestes dois exemplos, as emoções são interrompidas e requerem atenção profissional.

 

Neste artigo expusemos os processos psicológicos básicos de forma muito superficial, todos eles são amplos assuntos de estudo e com uma infinidade de detalhes. O estudo intensivo  de  cada  um  deles  nos  fornece  as  informações  básicas  para  entender  o


 

interessante            no            qual            vale            a            pena            aprofundar.


 

Característica de Percepção

 

A percepção é o primeiro processo cognitivo. Permite tirar informações do meio para formar uma imagem ou ideia após decodificar e assimilar os estímulos sensoriais e energéticos (faz uma inferência e interpretação).

 

Além  de  nossas  inferências,  a  percepção incorpora  dados  que  a  memória  possui, classifica  e  funde  em  um  único  objecto :  ela  constrói  uma ideia  a partir  de  dados e observações novos e pré-existentes.

 

Característica de Aprendizagem

 

Experiência como um papel importante

 

A experiência desempenha um papel muito importante na aprendizagem, por isso a tentativa e erro é uma de suas maiores e mais transcendentais características.

 

Porque nada dá segurança em poder aprender todas as informações necessárias sobre algo em uma primeira tentativa. Devido a isso, tenta-se novamente várias vezes até que se obtenha um padrão que possibilite concluir algo em particular e depois chegar ao aprendizado.

 

Inclui mudança de comportamento

 

A aprendizagem também pode ser definida como a mudança de comportamento que uma pessoa apresenta a partir de um resultado obtido de uma experiência passada. Esse processo dura toda a vida, pois a aquisição de informações por meio dos sentidos nunca para e continua sendo feita ao longo da existência.

 

Precisa de uma acção do sistema

 

Na  aprendizagem,  é  necessária  uma  acção  do  sistema. Essa  didáctica  possibilita multiplicar os resultados alcançados ao invés de ter uma simples soma dos resultados de cada aluno e de cada professor.

 

As habilidades e conhecimentos

 

A metacognição é uma excelente ferramenta para aumentar a excelência, as habilidades, o conhecimento e a vida profissional dos alunos.


A maioria dos alunos pode parecer passiva, sentir uma sensação de inadequação ou exclusão e mostrar um envolvimento tímido quando comparado a seus professores, colegas e disciplinas em sala de aula. Podem ficar desmotivados, entediados, ir contra o abandono e o fracasso escolar na escola.

 

característica de Pensamento

 

Gerenciar os símbolos e elaborar  a linguagem la lógica e ou apenas la união sequencial  de  palavras,  requer  um  pensamento  antecipado. É  por  isso  que  sem linguagem não pensamento. A linguagem dos pensamentos é a linguagem. Todo pensamento é fixado la linguagem e beneficia aquele que faz mais sentido.

 

característica de Atenção

 

A atenção une processos intelectuais e sensoriais do cérebro, contribuindo para a concentração e estudo de um objecto ou fenómeno. Em psicologia, os tipos e propriedades básicas da atenção são amplamente utilizados para melhorar a aprendizagem e a percepção da informação em crianças e adultos.

 

 

 

 

característica de Memória

 

A memória é uma função cognitiva, bem como uma habilidade e um processo, que nos permite armazenar informações do ambiente externo e interno. Graças à memória temos memórias    e    podemos    nomear    as    coisas    lo    seu    nome. Sabemos    que existem memórias que nos permitem codificar informações muito brevemente.

 

característica de Motivação

 

A motivação para a realização é a necessidade de agir, dentro de um ambiente social, buscando objectivos mais elevados e obtendo satisfação em fazer as coisas sempre melhor. É  uma  forma  de  comportamento que,  em  seu  mecanismo  de  actualização, possui características muito específicas. São eles: buscar objectivos sucessivos.

 

Os autores justificam que as pessoas vão, de forma gradual, adquirindo essas competências ao longo das experiências da vida e assim adquirem maior motivação para regular  as  suas  emoções,  devido  à  percepção  do  tempo  que  lhes  resta  para  viver. Referem ainda que o envelhecimento está associado com vulnerabilidades fisiológicas que fazem regular elevados níveis de excitação emocional de forma mais difícil. Nas


 

idade que normalmente favorecem os adultos mais velhos no uso de estratégias de regulação da emoção serão atenuadas (e pode até ser anulada ou revertida), e as consequências fisiológicas da excitação emocional terão consequências mais negativas nos adultos mais velhos.

 

factores que condicionam e/ou dificultam o processo de aprendizagem.

 

Uma das características da APRENDIZAGEM é a DESCONSTRUÇÃO. Quem não já viu uma criança quando está aprendendo algo? por exemplo, um brinquedo, ela primeiro desmonta o brinquedo todo, para só então ir montando pausadamente depois. E ela faz isso quantas vezes forem necessárias, até aprender todo o processo de construção da ideia daquele brinquedo. Portanto, para entendermos melhor o que é aprendizagem, vamos primeiro entender o Que Não É Aprendizagem, vamos primeiro avaliar aquilo que Interfere na Aprendizagem.

 

Existem diversos factores que podem prejudicar a aprendizagem da criança, dentre eles temos factores: ambientais, sociais, económicos, afectivos, emocionais, psicológicos, familiares. E no decorrer deste texto você poderá perceber cada um deles.

 

Vemos também que quando a criança vai a um lugar onde, deveria aprender e este ambiente é barulhento, desorganizado, ou sujo, e às vezes até todos esses aspectos juntos,  ela  tende  a  ficar  dispersa,  desinquieta,  desatenta,  e  sem  a  concentração necessária para o aprendizado.

 

Ainda em seu ambiente familiar, quando existe a falta de um dos pais, ou quando estes têm  o  seu tempo amplamente  preenchido  não  se  dispondo  assim  a   a  atenção necessária   para   os   filhos,   o   que   se   torna   um   factor   predeterminante   para a desmotivação da criança, podendo ser gerados problemas emocionais e psicológicos: como a insegurança, dependência, timidez, baixa auto-estima e etc.

 

Descrever a importância de cada um dos processos psíquicos para a aprendizagem.

 

Para contribuir com a aprendizagem de um adulto desenhando treinamentos realmente eficientes e que se transferem para a prática, é preciso ir além dos entendimentos sobre estilos de internalizar dados, andragogia e heutagogia. Cada vez mais os profissionais de Treinamento  &  Desenvolvimento devem  ser  capazes  de  organizar  de  forma sistemática e intencional o conteúdo a ser adquirido los colaboradores. Diante deste


 

aprender é um diferencial.


 

Ao longo desse trabalho concluímos que, os processos psíquicos são expostos individualmente, mas esses processos estão altamente relacionados entre si. Embora mantenham sua independência terminológica, muitos deles não poderiam existir sem os outros. A atenção une processos intelectuais e sensoriais do cérebro, contribuindo para a concentração e estudo de um objecto ou fenómeno. Em psicologia, os tipos e propriedades básicas da atenção são amplamente utilizados para melhorar a aprendizagem e a percepção da informação em crianças e adultos


Referencias bibliográficas

 

www.infoescola.com/piscologia/processospsicologicobasicos/

 

Clark, G. H. (2000). Imaginação: estudos psicológicos, uma visão cognitivista

 

Gomma, T. I. (1998). Pensamento e Linguagem: uma visão cognitivista. Rio de Janeiro: Martins

Fontes.

 

Revista  educacional  Caracteristicasdel.com. Equipe  de  redacção  profissional. (2020,

 

04). Características da aprendizagem. Escrito por: Redactores Profissionais. Documento obtido     na     data 11     de     2022,     no     site     profissional     e     educacional: https://www.caracteristicasdel.com/educacion/caracteristicas_del_aprendizje.html .

 

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