1. Teoria de Aprendizagem de Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934)
Psicólogo russo, pesquisou sobre a literatura,
psicologia e educação, dedicando-se aos campos da pedagogia e psicologia.
Estudou os processos psicológicos superiores (aqueles que caracterizam o
funcionamento psicológico tipicamente humana). Acções conscientemente
controladas, atenção voluntária, memorização activa, pensamento abstracto,
comportamento intelectual.

Vygotsky focalizou as seguintes ideias básicas:
- As
funções psicológicas têm um suporte BIOLÓGICO, pois são produtos da
actividade cerebral;
- O funcionamento
psicológico fundamenta-se nas relações entre o indivíduo e o mundo
exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico.
Para Vygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi
nem será sempre assim, pois sua caracterização está directamente ligada ao
mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da
história da humanidade
3.1. Conceito básico da Teoria
Mediação – a aquisição de conhecimento pela interacção do sujeito com o
meio, ou seja, o conhecimento e sempre mediado.
Para Vygotsky, a vivência em sociedade e essencial
para a transformação do homem, do ser biológico em ser humano. E pela
aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que
permite nosso desenvolvimento mental.
Para Vygotsky, a aprendizagem é processo pelo qual o
indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc. A partir de
seu contacto com a realidade, o meio ambiente, as outras pessoas. É um processo
que se diferencia dos factores inatos (a capacidade de digestão, por exemplo,
que nasce com o indivíduo) e dos processos de maturação do organismo,
independentes da informação do ambiente (maturação sexual, por exemplo)
(Oliveira, 1993: 57)
Vygotsky dá ênfase à interacção social como condição
fundamental da aprendizagem. É a aprendizagem na interacção humana que leva o
indivíduo a adquirir qualidades humanas, o que provoca o desenvolvimento
psíquico do indivíduo.
- O nível
de desenvolvimento real ou actual refere-se ao conjunto de
conhecimentos, habilidades, hábitos, aptidões, atitudes, valores,
processos psíquicos que o indivíduo possui no momento em que inicia a
aprendizagem de algo.
- O nível
de desenvolvimento potencial designa o conjunto de conhecimentos,
habilidades, hábitos, aptidões, atitudes, valores, processos psíquicos que
o indivíduo pode atingir a partir do nível de desenvolvimento, real ou
actual no processo de ensino aprendizagem.
Vygotsky define a zona de desenvolvimento
proximal ou potencial como: a distância entre o nível de
desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente
de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da
solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com
companheiros mais capazes (Oliveira, 1993:60).
De forma mais simples pode-se afirmar que a zona de
desenvolvimento potencial ou proximal compreende os conhecimentos e valores que
a criança pode adquirir, as habilidades, hábitos, aptidões, atitudes e
qualidades de comportamento que pode desenvolver a pouco e pouco com a ajuda
dos adultos e outras crianças.
3.2. Aplicações Pedagógicas da Teoria de Vygotsky
- O
professor deve, em 1º lugar, diagnosticar o nível de conhecimentos,
habilidades e aptidões dos alunos quando inicia sua actividade numa turma,
para conhecer o nível real ou actual dos alunos;
- Sempre
que introduzir um conteúdo novo deverá reactivar os conhecimentos
anteriores dos alunos relacionados com a matéria a ser tratada, através de
perguntas.
- O novo
conteúdo deve ser dado a partir de perguntas sobre o novo conceito de
forma a colocar os alunos em situação de análise de suas opiniões e,
ajudados pelo professor, a enunciarem o novo conceito. Deste modo, o
professor terá em conta as experiências e conhecimentos anteriores dos
alunos, o contexto em que os alunos vivem;
- O
professor deve ser facilitador, orientador dos alunos, de sua interacção
na análise e na síntese, na elaboração ou construção do novo conhecimento.
A teoria de Vygotsky é aplicável no processo de
ensino-aprendizagem, exigindo que o professor parta dos conhecimentos e
experiências anteriores dos alunos quando pretender introduzir os conteúdos e
os conduza a elaboração de novos conhecimentos com sua ajuda através da
colocação de actividades.
A aprendizagem é um processo activo de assimilação de
conhecimentos, em que os novos conhecimentos são relacionados com as
experiências e conhecimentos anteriores do sujeito que aprende, e, como
consequência, são incorporados modificam tais conhecimentos.
Vygotsky também considera a aprendizagem como processo
activo de aquisição da cultura humana em que a consideração de experiências e
conhecimentos anteriores desempenham uma condição fundamental para conduzir o
sujeito que aprende a níveis mais altos de aprendizagem.
Deste modo, Piaget e Vygotsky colocam a intervenção
activa dos processos cognitivos do sujeito que aprende como condição de
aprendizagem.
Os processos de maturação são considerados como
condição de novas aprendizagens e consequentemente de desenvolvimento em Piaget
enquanto que Vygotsky considera que nos primeiros anos de vida factores
biológicos de maturação são os mais determinam a aprendizagem.
A partir do momento em que a criança começa a falar
activamente, os factores ambientais ligados a aprendizagem, assumem um papel
preponderante para o desenvolvimento psíquico.
Bibliografia
OLIVEIRA, M. K.. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento: Um Processo
Sócio-Histórico. São Paulo, Editora Scipione, 1993.
RODRIGUES, A. & BILA, L. V. Módulo de Psicologia de
Desenvolvimento e de Aprendizagem. Maputo. Universidade Pedagógica. S/d.