Estrutura geológica de Moçambique

A estrutura geológica de moçambique

A estrutura geológica de Moçambique desenvolveu-se a partir da conjugação de fenómenos e processos endógenos e exógenos .
Formaram-se unidades tectónicas, designadamente cratões arcaicos, zonas de dobramento e zonas de abatimento, durante esse processo registaram-se fases de deformação, destruição e consolidação da crusta.
As Principais Unidades Geológicas
  • Pré-câmbrico
  • Fanerozóico

O Pré-Câmbrico

O Pré-câmbrico, é uma unidade que representa os terrenos mais antigos de Moçambique, constituída por rochas mais antigas formadas há mais de 600 milhões de anos.
Esta formação ocupa uma superfície de 534.000 km2, equivalente a 2/3 do território nacional.
O Pré-Câmbrico localiza-se nas regiões Norte e Centro, principalmente nas províncias de Manica, Sofala, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado. Em Moçambique as rochas do Pré-câmbrico dividem-se em duas partes a saber:

1. Pré-câmbrico Inferior ou Arcaico
O Pré-câmbrico Inferior é representado pelo cratão rodesiano (zimbabweano), geologicamente é constituído por rochas metamórficas de origem magmáticas e sedimentares.
O Pré-câmbrico Inferior localiza-se na província de Manica, as suas rochas têm uma idade de 200 milhões de anos e são constituídas por formações montanhosas de Macequesse, M’beza e Vengo.
O Sistema Manica prolonga-se para o interior do Zimbabwe, onde, forma os cinturões de ouro de Mutare e Odzi.

2. Pré-câmbrico Superior
Pré-câmbrico Superior, conhecido por cinturão de Moçambique (Mozambique Belt) são rochas antigas que datam de 500 milhões de anos, resultantes de orogenias. O pré-câmbrico superior divide-se em 3 províncias geológicas; nomeadamente:
  • Província de Moçambique que abrange as regiões Norte e Centro de Tete e as proximidades do Lago Niassa.
  • Província de Niassa que se estende desde Zambézia até ao interior de Niassa abrangendo Cabo Delgado.
  • Província do Médio-Zambeze que ocupa uma parte do Sul de Tete e Norte de Manica.

Mapa 5: Grandes unidades geológicas em Moçambique



O fanerozóico

Estrutura geológica do Fanerozóico
O Fanerozóico é constituído essencialmente por rochas sedimentares que se formaram entre 300 e 70 milhões de anos. Essas rochas incluem também as formações eruptivas, como basaltos e riólitos que ocorrem junto a fronteira Sul do país.
Ocupa quase na sua totalidade as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo e vai se estreitando de forma gradual para o Norte até ao curso do rio Rovuma ocupando 1/3 do território.
As principais formações do Fanerozóico
Fazem parte do Fanerozóico as formações como: Karroo, Jurássico, Cretácico e Quaternário.
a) Karroo: O Karroo é constituído por depósitos de sedimentos que correspondem à ocorrência de carvão mineral .E nele distinguem-se três divisões:
Indiferenciado, Inferior e Superior.
O nome Karroo provém de uma área com o mesmo nome na República Sul
Africana onde o sistema está bem representado. As principais bacias
carboníferas de Moçambique localizam-se nas províncias de Cabo Delgado, Niassa (Bacias de Chemba, Luchimua e Lunho-Maniamba), Tete (Bacias de Moatize-Minjova, Mucanha-Vuzi e Sânango) e Manica (Espungabera) e Sofala.
O valor económico do Karroo reside no facto de possuir enormes jazigos de: carvão mineral, germânico, perlites, ágatas e bentonites.

b) O Jurássico: O Jurássico é constituído por rochas sedimentares como grés, calcário econglomerados, por vezes grosseiro, entre Nacala e Mossuril e na Bacia do Rovuma mas, também possui rochas eruptivas como riólitos e gabros. As formações do Jurássico ocorrem fundamentalmente, nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Tete.

c) O Cretácico
Durante este período ocorreram em Moçambique fenómenos transgressivos que originaram a formação de depósitos sedimentares nas bacias do Zambeze e Save. É neste período que se formaram depósitos de hidrocarbonetos, de grande valor económico para o país. (Bila, 2013:19).
Na ocasião formaram-se rochas sedimentares como: grés, conglomerados e calcário; rochas eruptivas extrusivas: riólitos e carbonatitos.
O destaque especial em termos de eventos deste período vai para a formação dos depósitos de hidrocarbonetos nas províncias de Inhambane, Sofala e Cabo Delgado (onde ocorrem os jazigos de gás natural de Pande, Temane, Búzi e Rovuma , respectivamente).

 d) O Terciário e Quaternário
Estas duas formações do Fanerozóico são as mais recentes e apresentam semelhanças na composição litológica.
Foi durante o Quaternário, que surge o Homem e as formações recentes que cobrem a maior parte do Sul do Save, e uma estreita faixa litoral até a foz do Rovuma. Constituem formações do Quaternário: as dunas litorais, o calcário litoral, o grés, conglomerados de areias pesadas, granadas, ouro aluvional, aluviões, coluviões, argila, e diatomito. Algumas destas formações revestem-se de extrema  importância económica para o país.

Principais minerais e suas áreas de ocorrências

Conceitos básicos
Recurso - é um bem útil que o homem precisa para satisfazer as suas necessidades.
Mineral- é uma substância inorgânica natural com uma composição química e estrutura bem definida. Por exemplo Ouro (Au), Cobre (Cu), Ferro (Fe) etc.
Rocha- é um agregado consolidado constituído por uma associação de dois ou mais minerais. Por exemplo: granito, basalto, bentonites, riólito, argila, mármore, ardósia, areia, etc.

Classificação das rochas quanto à sua origem

As rochas quanto á sua origem ou génese classificam-se em:
a) Rochas magmáticas ou ígneas – as que resultam, da solidificação do magma no interior e/ou superfície da terra. Exemplo: Traquito, andesito, riólito, granito, gabro, diorito, basalto e bentonites.
b) Rochas metamórficas- as que se formam, a partir, de profundas alterações das rochas magmáticas e sedimentares, quando são submetidas às altas pressões e temperaturas no interior da terra. Exemplos: Mármore, ardósia, gnaisse, grafite, etc.
c) Rochas sedimentares- formam-se a partir da acumulação de sedimentos ou restos resultantes da degradação de uma rocha pré-existente ou de fósseis. Elas dispõem-se em camadas, estratos ou degraus. Exemplos: Areia, argila, , carvão mineral, arenito, o calcário, os cascalhos etc.

Enviar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !