Os tipos de solos e a sua localização
Solo - existem vários entendimentos sobre o conceito de solo, conforme os contextos, assim, para o nosso entendimento genérico; solo, é o corpo natural da superfície terrestre, constituído de materiais minerais e orgânicos resultantes das interacções dos factores de formação.Com o tempo, tem vindo a sofrer modificações pela acção humana, ele é, capaz de sustentar plantas, de reter a água, de armazenar e transformar resíduos e suportar edificações. Portanto, é a camada superficial da terra na qual o Homem desenvolve as suas actividades económicas, tais como: a agricultura, pecuária, o turismo, o comércio, e outras.
Com o tempo, tem vindo a sofrer modificações pela acção humana, ele é, capaz de sustentar plantas, de reter a água, de armazenar e transformar resíduos e suportar edificações. Portanto, é a camada superficial da terra na qual o Homem desenvolve as suas actividades económicas, tais como: a agricultura, pecuária, o turismo, o comércio, e outras.
Propriedades do solo
Constituem propriedades essenciais do solo as seguintes:
- A textura - tamanho de partículas constituintes (pode ser, grossa, granular e fina);
- A estrutura - tem a ver com a forma como as partículas constituintes se agrupam ou se organizam;
- A densidade- que é a quantidade de massa do solo seco por unidade de volume do solo (peso);
- A humidade- relação solo/água( seco ou húmido);
Constituem componentes do solo os seguintes:
- Matérias minerais (45%);
- Água (entre 25% à 30%);
- Ar (entre 20% a25%) e
- Matéria orgânica (restos de plantas e animais) na ordem de 5%.
Os factores da formação do solo
Na formação do solo interferem factores como:
þ A rocha-mãe (rocha matriz ou pré-existente),
þ O clima (este influencia na origem, evolução e distribuição geográfica dos solos);
þ O tempo (indica a idade da rocha matriz);
þ O relevo (topografia) e
þ Os organismos vivos (plantas e animais).
Classificação e distribuição dos solos em Moçambique
A classificação dos solos está relacionada com as condições hídricas, morfológicas locais; a influência do clima, a natureza geológica e a idade da rocha matriz, distribuem-se de forma irregular ao longo do território nacional, conforme se pode depreender de Norte para o Sul do pais:
- Solos da região Norte: nesta região verifica-se uma alternância de diferentes tipos de solos, como: Solos franco-argilosos-avermelhados, argilosos vermelhos, castanhos profundos cobrindo uma área considerável da zona. Eles são permeáveis pouco susceptíveis à erosão e no litoral ocorrem solos arenosos dunares expostos à acção eólica.
- Solos da região Centro: nota-se solos a ocorrência de solos franco-arenosos
avermelhados argilosos e os fluviais cobrindo as bacias hidrográficas e avermelhados argilosos e os fluviais cobrindo as bacias hidrográficas e apresentam maior índice de fertilidade. Os chamados solos escuros caracterizam algumas zonas da província de Tete devido à ocorrência do carvão mineral. - Solos da região Sul: a região apresenta uma predominância de solos arenosos brancos bastante permeáveis, solos fluviais de elevado grau de fertilidade e já na zona fronteiriça de Namaacha (cadeia dos Libombos) os solos são pouco evoluídos e não muito aptos para a prática da agricultura uma vez que são pouco profundos.
![]() |
Mapa 1: principais tipos de solo em Moçambique (Atlas Moçambique 2008: 26) |
