Os principais níveis da língua encontrados na carta familiar são os seguintes:
- Corrente
- Familiar
- Popular
O nível de língua corrente
O nível de língua corrente caracteriza-se por palavras e expressões mais usadas na comunicação do dia a dia. Trata-se do emprego de uma linguagem simples, aceite como de uso normal e entendida pela maioria das pessoas de uma comunidade linguística.
O nível de língua familiar
Língua familiar é aquela que é formada por palavras e expressões simples e pouco variadas. A língua familiar caracteriza-se pelo recurso ao vocabulário frequentemente usual na família e, às vezes, que transmite carinho.
Diminutivos são palavras que derivam da palavra mãe e formam uma nova palavra que se refere a às coisas na sua estatura pequena.
Palavra mãe | Nova palavra diminutiva | Sentido normal do diminutivo | Sentido familiar (carinho) |
Avó | Avozinha | Avó pequena | Amor para com a avó |
Melhor | Melhorzinha | Melhoria pequena | Sentimento de afectoara com a avó |
Doença | Doencinha | Doença pequena | Doença quase crónica a cuidar, mas que não constitui muita preocupação |
O nível de língua familiar pode ser dado também através de expressões próprias usadas na família. Essas expressões podem não ser entendidas por outras pessoas.
O nível de língua popular
Língua popular é aquela em que se empregam as palavras e expressões muito fantasiadas mas, muitas vezes, gramaticalmente incorrectas. Na língua popular há abundância de expressões da fala popular geralmente com formação elementar ou pouco letrada.
Os Actos de Fala
A fala das personagens é acompanhada de intenções de comunicação. Podemos analisar algumas falas e as intenções de comunicação que elas transmitem.
Fala da personagem | Intenção de comunicação |
Sossega. Acorda, filho, estás a sonhar! | Consolar o filho |
Não acredito que me vão privar dos alimentos como fizeram ao agricultor. | Transmitir dúvida |
Mas não fique triste, comadre! | Consolar a comadre |
Rodrigo acordou a gritar, todo a tremer na sua enxerga. | Informar sobre um acontecimento |
Vê se dormes e deixa dormir os outros. | Apelar para mudança de atitude |
Tipos de atos de fala
Acto de fala para consolar
Actos de fala para consolar é uma comunicação cuja mensagem tem a intenção de acalmar ou consolar uma pessoa aflita ou atingida por uma desgraça.
Voltemos às duas frases de consolo dadas no quadro anterior:
- Sossega. Acorda, filho, estás a sonhar!
Nesse texto, Rodrigo é apresentado como um menino a gritar e cheio de medo por ter
sonhado que um leão iria devorar todos os habitantes da sua aldeia.
sonhado que um leão iria devorar todos os habitantes da sua aldeia.
Por isso, ouvindo os gritos do filho, a mãe tenta acalmá-lo dizendo:
- Sossega. Acorda, filho, estás a sonhar!
Uma frase dita por alguém é um acto de fala. Esta fala da mãe é por isso um acto de fala.
Como o acto de fala da mãe tem o objectivo de acalmar/ consolar (o filho que estava cheio de medo e a gritar), o mesmo é um acto de fala para consolar ou acalmar.
O acto de fala para consolar pode ser dito quando queremos reanimar uma pessoa (colocar essa pessoa no seu estado normal ou de ânimo) quando está:
O acto de fala para consolar pode ser dito quando queremos reanimar uma pessoa (colocar essa pessoa no seu estado normal ou de ânimo) quando está:
- Aflita
- Aborrecida
- Amedrontada
- Enlutada
- Dorida, etc
Acto de fala para duvidar
A frase do acto de fala para duvidar transmite uma incerteza em relação ao que se diz.