Níveis de Língua e Actos de Fala

Os principais níveis da língua encontrados na carta familiar são os seguintes:
  • Corrente
  • Familiar
  • Popular 

O nível de língua corrente

O nível de língua corrente caracteriza-se por palavras e expressões mais usadas na comunicação do dia a dia. Trata-se do emprego de uma linguagem simples, aceite como de uso normal e entendida pela maioria das pessoas de uma comunidade linguística.

O nível de língua familiar
Língua familiar é aquela que é formada por palavras e expressões simples e pouco variadas. A língua familiar caracteriza-se pelo recurso ao vocabulário frequentemente usual na família e, às vezes, que transmite carinho.
Diminutivos são palavras que derivam da palavra mãe e formam uma nova palavra que se refere a às coisas na sua estatura pequena.
Palavra mãe
Nova palavra diminutiva
Sentido normal do diminutivo
Sentido familiar (carinho)
Avó
Avozinha
Avó pequena
Amor para com a avó
Melhor
Melhorzinha
Melhoria pequena

Sentimento de afectoara com a avó
Doença
Doencinha
Doença pequena
Doença quase crónica a cuidar, mas que não constitui muita preocupação
O nível de língua familiar pode ser dado também através de expressões próprias usadas na família. Essas expressões podem não ser entendidas por outras pessoas.

O nível de língua popular
Língua popular é aquela em que se empregam as palavras e expressões muito fantasiadas mas, muitas vezes, gramaticalmente incorrectas. Na língua popular há abundância de expressões da fala popular geralmente com formação elementar ou pouco letrada.

Os Actos de Fala

A fala das personagens é acompanhada de intenções de comunicação. Podemos analisar algumas falas e as intenções de comunicação que elas transmitem.
Fala da personagem
Intenção de comunicação
Sossega. Acorda, filho, estás a sonhar!
Consolar o filho
Não acredito que me vão privar dos
alimentos como fizeram ao agricultor.
Transmitir dúvida
Mas não fique triste, comadre!
Consolar a comadre
Rodrigo acordou a gritar, todo a tremer na sua enxerga.
Informar sobre um acontecimento
Vê se dormes e deixa dormir os outros.
Apelar para mudança de atitude

Tipos de atos de fala


Acto de fala para consolar

Actos de fala para consolar é uma comunicação cuja mensagem tem a intenção de acalmar ou consolar uma pessoa aflita ou atingida por uma desgraça.

Voltemos às duas frases de consolo dadas no quadro anterior:
- Sossega. Acorda, filho, estás a sonhar!

Nesse texto, Rodrigo é apresentado como um menino a gritar e cheio de medo por ter
sonhado que um leão iria devorar todos os habitantes da sua aldeia.

Por isso, ouvindo os gritos do filho, a mãe tenta acalmá-lo dizendo:
- Sossega. Acorda, filho, estás a sonhar!
Uma frase dita por alguém é um acto de fala. Esta fala da mãe é por isso um acto de fala.
Como o acto de fala da mãe tem o objectivo de acalmar/ consolar (o filho que estava cheio de medo e a gritar), o mesmo é um acto de fala para consolar ou acalmar.
O acto de fala para consolar pode ser dito quando queremos reanimar uma
pessoa (colocar essa pessoa no seu estado normal ou de ânimo) quando está:
  • Aflita
  •  Aborrecida
  •  Amedrontada
  • Enlutada
  • Dorida, etc

Acto de fala para duvidar
A frase do acto de fala para duvidar transmite uma incerteza em relação ao que se diz.

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