A HIDROSFERA: OS OCEANOS E MARES

Hidrosfera é a camada líquida da Terra, fazem parte, as águas dos oceanos e mares, as continentais superficiais (rios, lagos, lagos e mares, as continentais superficiais (rios, lagos, lagos e pântanos) e subterrâneas.

A repartição da massa sólida e liquida é desigual. Dos 510 milhões de Km da superfície total da Terra, 361 milhões de Km (71%), correspondente a % da superfície total da Terra são ocupadas por águas e apenas 149 milhões de Km, correspondente a % da superfície total, ocupada por massa sólida (continentes e ilhas). As águas ocupam a maior parte do que a massa sólida.


Mapa 3. Os principais oceanos


 

A ciência que se ocupa pelo estudo da Hidrosfera dá-se o nome de Hidrogeografia. Ou Hidrologia.

A Hidrogeografia divide-se em três ramos, a saber:

  • Oceanografia - o ramo que se ocupa pelo estudo dos mares e oceanos, suas bacias, propriedades físicas e químicas, dinâmicas e a sua distribuição geográfica.
  • Potamogeografia - estuda as águas superficiais e subterrâneas (lençol freático).
  • Limnogeografia - estuda rios, pântanos e lagos.

A água é utilizada como fonte de energia, meio de comunicação, extracção de recursos importantes como peixe, sal, petróleo, gás natural e outros.


 

Os oceanos e mares

As maiores extensões de água são salgadas, designadas por oceanos e mares quando se aproximam das terras insinuando-se nas reentrâncias (golfos e baías) e nas saliências (penínsulas, pontas e cabos).

As águas dos oceanos e mares formam grandes extensões de água salgada e separam continentes e ilhas. A sua profundidade média é de 3 800 km.


As características gerais dos oceanos e mares

As condições que caracterizam as águas dos oceanos e mares são: salinidade, temperatura, densidade, pressão atmosférica, transparência, cor e gases dissolvidos.

Nesta lição você vai estudar apenas três (3) características gerais dos oceanos e mares, nomeadamente: salinidade, temperatura e densidade.

  1. Salinidade é a quantidade de sais dissolvidos num quilograma de água. A salinidade média da água do mar é de 36%o ou seja em cada 1000 gramas da água do mar contém em média 36 gramas de sais dissolvidos.

    Sais

    g/litro

    % de sais

    Cloreto de sódio

    27.2

    77.5

    Cloreto de magnésio

    3.8

    10.8

    Sulfato de magnésio

    1.6

    4.7

    Sulfato de cálcio

    1.3

    3.6

    Sulfato de potássio

    0.9

    2.5

    Carbonato de cálcio

    0.1

    0.3

    Quadro 3. Mostragem de quantidades de sais.


     

  2. Temperatura

    O grau de aquecimento e arrefecimento das águas marítimas depende essencialmente da intensidade dos raios solares, por isso a temperatura varia de acordo com a latitude, a profundidade e estações do ano. Na zona do Equador e lugares mais próximos as águas são mais quentes e tornam-se frias à medida que se caminha para os Pólos. Portanto, a diferença de temperatura das águas marítimas é a principal causa da existência das correntes marítimas.

    No que diz respeito a profundidade, a descida da temperatura é mais rápida nos primeiros 100 metros de profundidade e mais lenta a partir de 3000 metros.


     

  3. As águas salgadas (oceanos e mares) têm maior densidade do que a da água doce (rios, lagos, lagoas, etc.). A densidade média dos oceanos é de 1,02 g/l, mas esta não é igual para todos os mares e oceanos. A sua variação depende dos seguintes factores: salinidade, profundidade e temperatura.

    No entanto, a densidade aumenta com o decréscimo da temperatura, com aumento da salinidade e com o aumento da profundidade.


     

    A distribuição dos oceanos nos dois hemisférios

    Partindo da observação dos dois hemisférios, pode-se concluir que o hemisfério Sul é marítimo em oposição ao hemisfério Norte que é continental, quer dizer no hemisfério Norte localiza-se a maior parte das massas continentais e no hemisfério Sul as grandes massas oceânicas.

    Se todo globo terrestre fosse nivelado, a Terra ficaria submersa sob uma camada de água com 2.440 m de espessura.


    Mapa 4. Divisão dos continentes e oceanos


     

    No hemisfério Sul 82% da superfície é ocupada pelos oceanos e 18% pela massa continental, enquanto o hemisfério Norte 60% por oceanos e apenas 40% por massa continental.

    Os oceanos separam grandes massas continentais e, em certos locais, apresentam grandes profundidades superiores a 6.000 metros, conhecidas por fossas marinhas.

    As fossas são zonas de grande profundidade que existem nos mares e oceanos. Por exemplo: A fossa das Marianas e Filipinas (as mais profundas do mundo, com mais de 10.000 m de profundidade), fossas de Japão, de Java, Sandwich, de Porto Rico, Aleutas, Kermadec, de Curilas, Challenger e Mindanau.

    De uma forma geral, existe três (3) principais oceanos. Oceano Pacifico (maior), Atlântico e o Índico. Também se consideram os mares Glacial Antárctico (85.5 milhões de Km , e o Glacial Árctico (14.3 milhões de km ) como oceanos, contudo eles não passam de mares e, por isso, as suas dimensões estão incluídas nas áreas dos três grandes oceanos. Actualmente, há uma tendência de se excluir o Oceano Glaciar Antárctico, visto que as suas águas resultam da junção dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, no hemisfério Sul. O mesmo acontece com Oceano Glaciar Árctico, o menor de todos e que possui uma forma quase circular no hemisfério Norte, este localiza- se entre Norte dos continentes americano, europeu e asiático.

  4. Ocupa uma área de 179.7 milhões de km ou seja mais de um terço da superfície do planeta Terra e contém mais de metade do seu volume de água, é o oceano mais profundo e maior de todos. As suas águas estendem-se entre América (do Norte e do Sul), a Ásia, a Oceânia e a Antárctida. Ao Sul comunica-se com Oceano Glacial Antárctico. Une-se ainda ao Oceano Índico pelo estreito de Malaca e das ilhas Sonda.

  5. Ocupa uma área de 106.5 milhões de km , Tem a forma de "S" e entende-se no sentido dos meridianos, separa a Europa e a África da América (do Norte e Sul). Ao Norte comunica-se com o Oceano Glaciar Árctico por meio do Mar da Noruega e de vários estreitos. A Sul, confunde-se com o Oceano Glacial Antárctico, a sudeste liga-se ao Oceano Índico e a Sudeste ao Oceano Pacífico, através do estreito de Magalhães. A parte Setentrional é limitada pelo Oceano Glacial Árctico.

  6. Oceano Índico

    Possui, apenas uma área de 74.9 milhões de km , ocupa o terceiro lugar em dimensão depois do Oceano Atlântico. Oceano Índico localiza-se na região intertropical, é limitado a Oeste pela África, sendo ao Norte inteiramente fechado pela Ásia, a Leste pela Oceânia e a Sul pela Antárctida. No Sul, é limitado pelo Oceano Glacial Antárctico.

  7. É o espaço onde se verifica a junção das águas do Pacífico, Atlântico e do Índico. Por esta razão, há uma tendência actual para não se considerar como um oceano independente.

  8. Localiza-se no Norte dos continentes americano, europeu e asiático.

Enviar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !