Conceito de Andragogia

Em termos etimológicos, o termo Andragogia (do grego andros - adulto - e agogus - guiar, conduzir, educar) foi utilizado, pela primeira vez em 1833, pelo professor alemão Alexander Kapp, para descrever os elementos daTeoria de Educação de Platão. Nos Estados Unidos, Malcom Knowles promoveu a Andragogia, diferenciando-a da Pedagogia.

A Andragogia é a ciência que tem como objecto o estudo do processo de aprendizagem de adultos e das melhores práticas para os orientar a aprender considerando os seus aspectos psicológico, biológico e social. A Andragogia, enquanto modelo da educação de adultos, centra-se mais no processo de aprendizagem do que nos conteúdos a aprender e caracteriza-se pela horizontalidade e pela participação.

Considera-se horizontalidade como uma relação "entre pares", que partilham atitudes, responsabilidades e compromissos no sentido de alcançarem objectivos individuais e resultados.

A participação será a acção de tomar decisões ou executar determinadas tarefas em conjunto. Participar é partilhar, "dar e receber", envolver-se num projecto comum e investir nele enquanto seu também. Tal capacidade é facilitadora, é factor de motivação para a execução da tarefa, aumentando o nível geral de satisfação da equipa.

Isso justifica que a metodologia de ensino para o adulto é voltada para a participação activa dos alunos, a organização curricular é flexível e adaptável, visando atender às especificidades de cada adulto.

 

A educação de adultos deve ser feita com recurso de pressupostos teóricos e práticos da andragogia. Trata-se de pensar que o adulto tem particularidades de aprendizagem que remetem para a necessidade de uma metodologia de ensino participativo e com enfoque em relações horizontais entre o formador e os adultos aprendentes. Pensar deste modo, representa uma evolução no pensamento sobre a educação de adultos, a Andragogia representa um campo que nem sempre existiu, apesar de a educação dos adultos remontar desde os primórdios da humanidade e, especialmente, da era Cristã.

Para o surgimento da Andragogia, vários autores tiveram uma contribuição notável, cada um na sua perspectiva, mas todos com foco sobre a necessidade de se ter em conta particularidades do adulto para o desenvolvimento de um ensino activo e significativo, que se concretizam a partir de pressupostos próprios.

Enviar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !