Solo é a camada superficial da crusta terrestre, constituindo uma das riquezas que o Homem precisa para a sua sobrevivência.
Os solos são resultantes do processo da erosão e do intemperismo (meteorização) este último que consiste na acção dos processos físicos, químicos e biológicos sobre as rochas da superfície terrestre, ocasionando a desintegração e decomposição das rochas ou seja sem o transporte do material erosivo.
Formação do solo
O solo resulta do contacto entre a atmosfera, litosfera (geosfera), biosfera e hidrosfera. Realmente as rochas vão sendo aos poucos fragmentadas pela acção dos agentes atmosféricos ou erosivos (chuvas, ventos, rios, animais e plantas, marés, glaciares, etc.). As plantas actuam através de raízes ao penetrar numa rocha.
Os factores da formação dos solos
Na formação do solo, os factores importantes são: rocha-mãe, seres vivos, tempo, clima e a topografia (relevo). Portanto, os elementos do solo são água, minerais, ar, matéria- orgânica e microrganismo.
Composição do solo
O solo é constituído por uma parte mineral, isto é, por pequenos fragmentos que provém da desagregação das rochas e por sais minerais, e por uma parte inorgânica, formada por restos vegetais e animais em decomposição devido à acção de bactérias e de fungos. O conjunto destes materiais orgânicos constitui o húmus, do qual depende a fertilidade do solo. O solo também é constituído por água e por ar, que ocupam os espaços entre as partículas de solos.
A medida que a camada superficial da litosfera vai-se desagregando a alteração resulta a parte mineral do solo. Pouco a pouco, esta camada mineral será invadida pela fauna e flora que, por sua vez, aceleram a desagregação mecânica e decomposição química e provocam a acumulação da matéria orgânica na parte superficial.
O solo é constituído por uma série de camadas cuja sequência é chamada perfil de solo.

Figura 1. Os horizontes de solos
A acção dos microrganismos intensifica-se decompondo esta matéria orgânica acumulada e transformando-a em húmus. E vai evoluindo, numa fase de maturidade apresentando três camadas distintas - os horizontes.
- Horizonte A ou superior - é o mais ou menos rico em matéria orgânica.
- Horizonte B ou médio - é constituído por matéria orgânica arrastada do horizonte A, pela acção da água de infiltração e por matéria mineral proveniente do horizonte C.
- Horizonte C - estabelece a transição para a rocha-mãe, sendo constituído por blocos de rochas, mais ou menos fragmentados e alterados.