O ciclo da água é o movimento infinito e circular entre a superfície terrestre e a Atmosfera. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, lagoas e outras superfícies líquidas) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos, condensação, precipitação, escoamento superficial e ou infiltração retornando a evaporação. Portanto este processo ocorrem infinitivamente.

Figura 1. O ciclo de água
1a fase: A evaporação-transpiração - é a fase da água contida nos oceanos, rios, mares e vegetação para a atmosfera sob forma de vapor de água.
2ª fase: A condensação é o processo de transformação de vapor de água, do estado gasoso para o estado líquido.
3ª fase: A precipitação é a fase de transferência de água da atmosfera para a superfície terrestre sob forma de chuva (estado líquido) ou neve (estado sólido).
A importância do ciclo de água
O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e a manutenção das águas nos rios, oceanos e lagos, assim como o vapor de água na Atmosfera