A Comunicação

A comunicação

Comunicação e uma palavra derivada do termo latino «communicare «, que significa «partilhar, participar algo, tornar comum «.

Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem
Formas de comunicação

Se nos comunicarmos e algo intrínseco a nossa espécie, e claro que também temos dedicado um tempo importante a estudar essas formas de comunicação. Porem, antes de mais nada, e preciso entendermos o processo comunicativo.

Existem muitos fluxogramas, porem o mais usado e também o mais simples. Para que uma informação seja comunicada, ela deve passar pelo: emissor ou fonte (aquela que enviado) e o receptor (aquele que recebe a mensagem e a decodifica).

Nas formas de comunicação, temos diferenças em relação ao canal usado e ate a forma da mensagem. As principais são

1. Comunicação verbal

E mais conhecida e usada. A comunicação verbal e toda aquela que se propaga por meio da fala, freses e palavras. Pode ser transmitida por vários canais, desde a presença física da pessoa ate pelo telefone, televisão, radio etc.
2. Comunicação não verbal

Também chamada de comunicação pictórica aquela que não utiliza palavras faladas ou escritas. Para que mensagem seja transmitida, são usados símbolos (logotipos, ícones, sinais, etc.) Ou imagens que, quando combinados, transmitem uma ideia ou mensagem.

Hoje usamos bastante a comunicação não verbal em várias campanhas publicitarias, como outdoors, anúncios em revistas, empenas etc. Falaremos mais sobre essa questão ao longo do conteúdo. Dentro da comunicação não verbal, há outras possibilidades alem do uso de imagens:

  1. · Comunicação pelo olhar;
  2. · Comunicação por mimica;
  3. · Linguagem corporal;
  4. · Gestos e Etc.

Comunicação escrita

É toda aquela que utiliza um código para poder transmitir a mensagem. Atualmente, ela e muito utilizada em jornais, revistas, livros, sites e outras plataformas de comunicação. Como o receptor esta ausente, requer o máximo de cuidado na ordenação das informações e no uso correto da linguagem para garantir o entendimento adequado.
Importância da comunicação

Comunicar e compartilhar. Tornar comum uma mensagem, ideia ou sentimento.
A comunicação e fundamental para o funcionamento da organização, pois, para o desenvolvimento de suas atividades, há a necessidade de troca de informações entre os membros de uma mesma equipe ou entre membros de diferentes equipes.
Existe uma relação direta entre a comunicação e a produtividade. Os colaboradores produzem melhores resultados e sentem maior satisfação quando entendem os objetivos de seu trabalho, da sua equipe de trabalho e da organização. Na medida em que a comunicação falta ou falha, surgem conflitos e desentendimentos de toda ordem, os resultados são afetados e a motivação diminui.

A comunicação também e importante por que:
  • · Facilita a integração das equipes e o relacionamento com o publico externo.
  • · Favorece a resolução cooperativa de problemas da organização.
  • · Criar um clima de compreensão de problemas da organização.
  • · Serve como meio ao preparo para as mudanças.
  • · Contribui para a satisfação das necessidades de segurança, associação e status.
  • · Encoraja a formulação de ideias, a apresentação de sugestões e opiniões.
  • · Reduz as tensões emocionais, já que diminui desentendimentos.
A comunicação eficaz e considerada como forca motivadora do desempenho, afetando positivamente as atitudes dos colaboradores para com seus chefes e para com a empresa. Pesquisas indicam que a comunicação deficiente e, provavelmente, a fonte mais citada, de conflito interpessoal. Como os indivíduos gastam perto de 70% de suas horas de vigília comunicando-se – escrevendo, lendo, falando, ouvindo-parece razoável concluir que a comunicação ineficaz seja uma das forcas inibidoras do desempenho bem-sucedido.

Portanto, o profissional deve reconhecer que a comunicação e ferramenta essencial a execução eficaz das tarefas, favorecendo o alcance das metas e objetivos organizacionais.
Tipos de comunicação
  1. · Comunicação escrita (Ex: ler um jornal)
  2. · Comunicação oral/verbal (Ex: conversar com as pessoas)
  3. · Comunicação gestual (Ex: indicações de gesto de um polícia de transito)
  4. · Comunicação por sinais visuais (Ex: indicação dos semáforos)
  5. · Comunicação codificada ou símbolos (Ex: respeitar os sentidos proibidos)

Definir a comunicação visual

A comunicação visual e uma maneira de informar e comunicar através de elementos visuais, como infográfico, infográfico, entre diversos outros. Todo recurso ou elemento que nos atinge visualmente, com o objetivo de transmitir uma história, e considerado um aspecto da comunicação visual.
Elementos da comunicação visual

Existem diversos elementos que podem ser utilizados, combinados ou mamparra criar imagens que comunicam. Só para exem plicar, artista, pintores, fotografias, designers, arquitetos e muitos outros profissionais, que trabalham com demandas visuais, conhecem muito bem cada um deles.

  1. Ponto: e o elemento mais simples da comunicação visual, e nele que tudo começa-o pontapé para todos os outros elementos. Muitas imagens podem ser construídas apenas com pontos, se quiser.ao passo que podem ser pontos isolados e espalhados em um espaço que, juntos, formam uma imagem única.
  2. Linha: a linha nasce de uma sequência de pontos, como qualquer outra forma. E bastante útil, sobretudo, para contornos, dar direcionamento, separar outros elementos e ainda provocar sensações.
  3. Formas: e o resultado de um conjunto de linhas que se fecham. Elas são imagens com mais vida, pois tem o poder de representar, facilmente, objetos do nosso dia a dia. Podem ser quadrados, circulares, pontiagudos, arredondadas e misturadas.
  4. Cores: não há melhor definição que essa: “a cor e mais do que um fenómeno ótico, mais do que um fenómeno ótico, mais do que um instrumento ótico disso, vale destacar também que “conhecemos muito mais sentimentos do que cores. Dessa forma, cada cor pode produzir muitos efeitos frequentemente muitos cor atua de modo diferente, dependendo da ocasião”. Tem mais detalhes, se quiser, no livro a psicologia das cores.
  5. Texturas: elas são muito legais para simular matérias em diversas pecas, sejam impressas ou digitais. Porque são muito utilizadas no fundo das pecas, para criar ambientes, preencher espaços ou para simplesmente deixar tudo mais agradável aos olhos. As possibilidades são infinitas, simulando papel, pedras, natureza e outros.
  6. Espaço: é isso mesmo, você precisa dar atenção em como utilizar ou aplicar espaços. Não é indicado, por exemplo, grudar todos os elementos. espaços vazios também comunicam, embelezam e ajudam a interpretar as mensagens escondidas nos elementos básicos da comunicação visual. Portanto, vale destacar também, que o espaço e um grande aliado para criar ordem na sua mensagem visual/
  7. Ordem: a ideia e essa mesmo: organizar os elementos. Afinal, você não pode deixar tudo não contrário, ninguém conseguira entender nada!
  8. Hierarquia: Depois de organizar os elementos, também é possível criar hierarquia do que aparece dentro de uma mesma imagem. Dessa maneira, alguns elementos terão mais destaque que outros. O que facilita, também, direcionamento natural do olhar do receptor da mensagem.
  9. Tipografia: bastante usada quando e necessário incluir textos nas imagens. Em suma, e o estilo aplicado nas letras, seja em pecas impressas ou digitais. Algumas letras são mais quadradas, outros são mais arredondadas, algumas são mais finas, outras mais cheias etc.
  10. Peso: não tem nada a ver com ser pesado, hein! Eu costumo exemplificar com as fontes utilizadas no computador, por exemplo. Já percebeu que algumas são mais “gordinhas “que as outras? gordinhas “que é o peso. Que, inclusive, e mais usado em fontes mesmo. isso porque ajuda a destacar palavras dentro de um texto (como o negrito, por exemplo) ou simplesmente fazer combinações harmónicas e bonitas.

Meios de comunicação

Os meios de comunicação representam os veículos ou instrumentos utilizados para difundir a informação entre os homens. São exemplos: o radio, a televisão, o telefone, o jornal, a revista, a intermeto cinema, dentre outros.
A partir do desenvolvimento da ciência e das novas tecnologias, o meio de comunicação tem avançado significativamente, proporcionando a difusão dos conhecimentos e da comunicação no mundo.

Tipos de meio de comunicação

De acordo com o campo e atuação, existem dois tipos de meios de comunicação:
  • Individual: os meios de comunicações individuas estão pautados na comunicação interna, interpessoal (entre as pessoas), por exemplo, a carta (correio), telefone, fax.
  • Massa: os meios de comunicação de massa são mais amplos e externos. Tem o intuito de comunicar um grande número de pessoas, por exemplo, jornais, revistas, internet, televisão, radio.

Classificações dos meios de comunicação

Segundo o tipo de linguagem utilizada (escrita, sonora, audiovisuais, multimídia, hipermédia), os meios de comunicação social são classificados em:
  • Escritos: linguagem escrita dos jornais, livros e revistas.
  • Sonoros: linguagem através de sons, por exemplo, o radio e o telefone.
  • Audiovisuais: fusão de som e imagem, por exemplo, a televisão e o cinema.
  • Escritos: de diversos meios de comunicação diferentes (texto, escritos: etc).
  • Hipermédias: fusão de meios de comunicação por meio dos sistemas eletrónicos de comunicação, por exemplo, cd-eletrónicos digital e internet.

Codificação e descodificação

Codificação: e um processo, um artificio, uma maneira, um modo ou uma forma utilizada e originada pela criatividade humana para identificar itens, materiais, objetos, entre outras coisas semelhantes. Esse processo e organizado com base em uma previa classificação dos itens em categorias (que são escolhidas por conveniência ou necessidade) e compõem formado a partir de duas únicas dimensões: numérica e / ou letras em series de conjuntos que irão identificar um determinado item.

Descodificação o processo no qual o leitor transforma as retas e curvas que compõem as letras em sons oralizados ou numa imagem mental do som. Essa operação seria simples se cada letra fosse pronunciada sempre da mesma forma.


Sinais e signos visuais com seus respetivos exemplos

Signos visuais são instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir uma informação ou mensagem, para indicar a alguém alguma coisa. A comunicação visual entre os homens tem vindo a evoluir, ao longo de milhões de anos, através de sons, dos gestos, das palavras, dos sinais e dos símbolos. Ex: nuvens negras indicam tempestade; marcas dos pneus de um carro indicam frenagem brusca.

Sinais visuais são formas que dão origem em situações naturais ou causas. Através da acumulação de experiências idênticas, indicam algo e adquirem significado. Ex: estacão de comboio, parque de estacionamento.
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !