Carta Formal
É amplamente compreendido que a
comunicação desempenha um papel de extrema relevância na sociedade. Desde os
primórdios da civilização, o ser humano tem procurado meios eficientes para se
comunicar, resultando no desenvolvimento da carta formal.

Diferentemente da carta informal,
cujo público-alvo geralmente é composto por indivíduos próximos do círculo
familiar e social, permitindo uma redação mais descontraída e informal; a carta
formal é amplamente utilizada em situações que envolvem comunicação com entidades
governamentais, empresas privadas ou pessoas e profissionais que exigem um tom
mais formal e respeitoso.
Portanto, a carta formal consiste
em uma correspondência enviada a organizações ou indivíduos importantes, como o
governo, municípios, políticos, entre outros. Para redigir uma carta formal, é
necessário utilizar a norma culta da língua portuguesa, bem como empregar
termos que evidenciem a importância da pessoa ou organização que receberá a
mensagem. Além disso, é igualmente importante expressar gratidão ao final,
demonstrando respeito pela pessoa que receberá a correspondência.
Importância
As
cartas formais possuem um formato estabelecido e geralmente são curtas,
utilizadas para fazer anúncios, agradecimentos, sugestões, respostas ou
solicitações a indivíduos ou instituições. Nestas cartas, prevalece o uso da
norma culta da língua portuguesa.
A
linguagem e as regras das cartas formais devem ser pautadas pelo devido
respeito e formalidade exigidos por esse tipo de documento. Elas devem ser
utilizadas em situações formais em que se deseja transmitir informações, e o
respeito às suas regras deve ser observado.
Informações
Necessárias
Uma
carta formal deve conter algumas informações essenciais, pois trata-se de um
documento redigido com formalidade. Entre os elementos que devem constar estão:
-
Cidade e data (indicando o dia, mês e ano em que a carta é escrita).
-
Identificação do destinatário (no cabeçalho).
-
Identificação do remetente.
-
Forma de tratamento para a pessoa que receberá a carta.
-
Introdução.
-
Conteúdo da mensagem (assunto tratado na carta, geralmente de forma sucinta).
-
Agradecimento.
-
Despedida.
-
Assinatura, além de outras informações.
Esses
são apenas alguns dos elementos que devem estar presentes em uma carta formal,
podendo haver acréscimos dependendo do tipo de carta e do propósito da escrita.
Como Redigir uma Carta Formal
Ao
redigir uma carta formal, é recomendado evitar o uso da escrita à mão, pois
pode parecer menos formal. O ideal é redigir a carta em um computador (ou mesmo
em uma máquina de escrever) e, em seguida, imprimir e assinar o documento.
É
necessário estar atento às regras gramaticais, pois os erros devem ser evitados
ao máximo em cartas formais. Se possível, é aconselhável ter alguém para
revisar o texto e corrigir possíveis deslizes que possam passar despercebidos.
Outro
aspecto importante ao redigir uma carta formal é o tom utilizado, que deve ser
sempre formal, profissional e cordial. A clareza e a fluidez do texto também
devem ser priorizadas, tornando-o agradável de ler.
Vale
ressaltar que, mesmo em cartas de reclamação, deve-se manter o mesmo tom
cordial e agradável, transmitindo respeito e cortesia. Isso pode beneficiar
tanto o leitor quanto o remetente, pois o respeito na comunicação é sempre
valorizado, principalmente em situações formais com órgãos, instituições ou
profissionais.
Normalmente,
utiliza-se tratamento pronominal na terceira pessoa gramatical (Vossa) ou
tratamento nominal (Excelência Senhor/a...).
Uma
dica importante, sempre que se trata de um documento importante enviado a
terceiros, como é o caso de uma carta formal, é fazer uma cópia. A cópia da
carta serve como comprovação das informações fornecidas no documento formal.
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Nome do remetente Endereço Cidade Cargo/Nome do receptor Endereço Cidade Local, data Exmo(s)
Senhor(es)________________________________ Venho/Viemos por meio da
presente, solicitar/agradecer/propor _______________ __________________
no âmbito de_________________________. Sem mais assunto de momento,
agradecemos atencipadamente a vossa atenção. Subscrevo-me/Subscrevemo-nos Com os melhores cumprimentos Atenciosamente,/Atentamete,/ Respeitosamente, (Assinatura) |
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Maputo, 14 de Janeiro de 2017. Vossa Excelência, Senhor
________, Vereador do município de ________ para área __________. Eu, _________, venho por meio
desta carta, agradecer ao senhor pelos serviços de _____________
prestados _______________________. Sem outros assuntos a serem tratados,
agradeço antecipadamente pela vossa atenção. Respeitosamente, ________. |