A Carta Formal

Carta Formal

É amplamente compreendido que a comunicação desempenha um papel de extrema relevância na sociedade. Desde os primórdios da civilização, o ser humano tem procurado meios eficientes para se comunicar, resultando no desenvolvimento da carta formal.

 

Diferentemente da carta informal, cujo público-alvo geralmente é composto por indivíduos próximos do círculo familiar e social, permitindo uma redação mais descontraída e informal; a carta formal é amplamente utilizada em situações que envolvem comunicação com entidades governamentais, empresas privadas ou pessoas e profissionais que exigem um tom mais formal e respeitoso.

 

Portanto, a carta formal consiste em uma correspondência enviada a organizações ou indivíduos importantes, como o governo, municípios, políticos, entre outros. Para redigir uma carta formal, é necessário utilizar a norma culta da língua portuguesa, bem como empregar termos que evidenciem a importância da pessoa ou organização que receberá a mensagem. Além disso, é igualmente importante expressar gratidão ao final, demonstrando respeito pela pessoa que receberá a correspondência.

 

Importância

As cartas formais possuem um formato estabelecido e geralmente são curtas, utilizadas para fazer anúncios, agradecimentos, sugestões, respostas ou solicitações a indivíduos ou instituições. Nestas cartas, prevalece o uso da norma culta da língua portuguesa.

A linguagem e as regras das cartas formais devem ser pautadas pelo devido respeito e formalidade exigidos por esse tipo de documento. Elas devem ser utilizadas em situações formais em que se deseja transmitir informações, e o respeito às suas regras deve ser observado.

 

Informações Necessárias

Uma carta formal deve conter algumas informações essenciais, pois trata-se de um documento redigido com formalidade. Entre os elementos que devem constar estão:

- Cidade e data (indicando o dia, mês e ano em que a carta é escrita).

- Identificação do destinatário (no cabeçalho).

- Identificação do remetente.

- Forma de tratamento para a pessoa que receberá a carta.

- Introdução.

- Conteúdo da mensagem (assunto tratado na carta, geralmente de forma sucinta).

- Agradecimento.

- Despedida.

- Assinatura, além de outras informações.

 

Esses são apenas alguns dos elementos que devem estar presentes em uma carta formal, podendo haver acréscimos dependendo do tipo de carta e do propósito da escrita.

 

Como Redigir uma Carta Formal

Ao redigir uma carta formal, é recomendado evitar o uso da escrita à mão, pois pode parecer menos formal. O ideal é redigir a carta em um computador (ou mesmo em uma máquina de escrever) e, em seguida, imprimir e assinar o documento.

É necessário estar atento às regras gramaticais, pois os erros devem ser evitados ao máximo em cartas formais. Se possível, é aconselhável ter alguém para revisar o texto e corrigir possíveis deslizes que possam passar despercebidos.

 

Outro aspecto importante ao redigir uma carta formal é o tom utilizado, que deve ser sempre formal, profissional e cordial. A clareza e a fluidez do texto também devem ser priorizadas, tornando-o agradável de ler.

 

Vale ressaltar que, mesmo em cartas de reclamação, deve-se manter o mesmo tom cordial e agradável, transmitindo respeito e cortesia. Isso pode beneficiar tanto o leitor quanto o remetente, pois o respeito na comunicação é sempre valorizado, principalmente em situações formais com órgãos, instituições ou profissionais.

 

Normalmente, utiliza-se tratamento pronominal na terceira pessoa gramatical (Vossa) ou tratamento nominal (Excelência Senhor/a...).

 

Uma dica importante, sempre que se trata de um documento importante enviado a terceiros, como é o caso de uma carta formal, é fazer uma cópia. A cópia da carta serve como comprovação das informações fornecidas no documento formal.


Nome do remetente

Endereço

Cidade

Cargo/Nome do receptor

Endereço

Cidade

Local, data

 

Exmo(s) Senhor(es)________________________________

 

Venho/Viemos por meio da presente,  solicitar/agradecer/propor _______________ __________________ no âmbito de_________________________.

 

Sem mais assunto de momento, agradecemos atencipadamente a vossa atenção.

 

Subscrevo-me/Subscrevemo-nos

Com os melhores cumprimentos

Atenciosamente,/Atentamete,/ Respeitosamente,

(Assinatura)

 

 

 

Maputo, 14 de Janeiro de 2017.

 

Vossa Excelência, Senhor ________, Vereador do município de ________  para área __________.

Eu, _________, venho por meio desta carta, agradecer ao senhor pelos serviços de _____________  prestados _______________________.

Sem outros assuntos a serem tratados, agradeço antecipadamente pela vossa atenção.

Respeitosamente,


________.

 


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