Conceito e origem da Psicopedagogia

Depois da reflexão tida com os colegas sobre a sua experiência durante a sua escolarização no ensino primário e secundário, esperamos que tenha chegado à conclusão de que teve alguns professores que lhe marcaram positiva ou negativamente. No caso dos professores que lhe marcaram positivamente, de certeza, um dos aspectos marcantes deve ser a competência desses em ensinar, em fazer aprender a si e aos outros colegas.

Isto quer dizer que, para se ser um professor marcante no sentido positivo, isto é, um bom professor, deve demostrar competências psicopedagógicas, as quais incluem conhecimentos relacionados com o ensino, com a aprendizagem, com os alunos, assim como sobre os princípios gerais do ensino, tempo de aprendizagem académica, tempo de espera, ensino em pequenos grupos, gestão da turma, etc. Inclui também conhecimentos e habilidades sobre técnicas didácticas, estrutura das turmas, planificação, cultura social e influências do contexto de ensino.

Porque este tipo de competências caracteriza a essência do trabalho do professor com os alunos e na escola, tem sido geralmente catalogado como sendo a essência da "competência profissional" do professor e o centro da "qualificação psicopedagógica" do professor ou do aspirante à profissão docente.

Portanto, a Psicopedagogia é uma área do saber científico que estuda os processos relacionados com a aprendizagem humana, ou seja, visa explicar como o processo de aprendizagem ocorre.

A Psicopedagogia possui um enfoque interdisciplinar, abrangendo a Psicologia, a Pedagogia, a Didáctica, a Psicanálise, a Neuropsicologia, a Sociologia, a Antropologia, dentre outras áreas de conhecimento. Portanto, a Psicopedagogia e, em particular, a prática docente requer saberes múltiplos provenientes de diferentes áreas científicas.

 

Fundamentos teóricos da Psicopedagogia

Na contemporaneidade, observa-se que a Psicopedagogia pauta a sua acção em três fundamentações teóricas, plasmadas no quadro abaixo:

Psicanálise:

  • Explica a importância da relação emocional entre o professor e o aluno;
  • Explica a necessidade da criação do vínculo emocional entre o professor e o aluno para que ocorra a aprendizagem (criação de condições e ambiente agradáveis, valorizantes e estimulantes para o aluno).

Associacionismo:

  • Depreende que avalorização está centrada no tecnicismo. Neste caso prevalece o elemento externo sobre ocognitivo (ex:otrabalhodidáctico- metodológico do professor, a atractividade dos materiais didácticos, a arrumação da sala de aulas, entre outros aspectos, como elementos externos do sujeito que aprende, requerendo do professor a aplicação de técnicas que estimulem a actividade cognitiva para aprendizagem).

Construtivismo:

  • As relações sociais mostram-se essenciais para o desenvolvimento;
  • É na interacção que se procede à construção do conhecimento;

 

Nessa interacção está em causa a assimilação do saber, a partir da relação dialéctica entre o novo e os conhecimentos, atitudes e habilidades dos alunos (pré-requisitos). A Psicopedagogia, por outras palavras, permite estudar a pessoa e o seu meio envolvente nas várias etapas de aprendizagem, considerando as potencialidades cognitivas, afectivas e sociais para o melhor desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

O processo de aprendizagem constitui a principal finalidade da Psicopedagogia. Se o professor é o elemento que orienta o processo de construção de conhecimento, então, pode-se estabelecer uma relação entre este processo e o professor. E dessa relação pode-se sublinhar o papel da Psicopedagogia no contexto da formação do professor.

Embora a Psicopedagogia não resulte da junção da Psicologia e Pedagogia, do ponto de vista etimológico, ela sugere a justaposição das mesmas áreas do saber.

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