Qualidades profissionais do professor do ensino primário

A docência requer qualidades profissionais por parte do professor e a formação deve habilitá-lo a ter consciência plena destas qualidades e sua relação com a comunidade escolar e a sociedade em geral.

A formação psicopedagógica é o alicerce para o desenvolvimento das competências que caracterizam o perfil do professor.

Contudo, há que reconhecer que nem todos os professores primam sempre por uma boa conduta profissional. Assim:

  1. Aos pares, elabore um resumo de aproximadamente 7 páginas no mínino, abordando os seguintes conteúdos: ética; deontologia; moral, o respeito pelas raparigas e rapazes, direitos e deveres do professor.
  2. No fim do resumo, em forma de síntese, identifique dois problemas relacionados com a ética, deontologia, moral, os direitos e deveres que têm sido reportados nas escolas, envolvendo professores, e apresente sugestões sobre como resolvê-los.

 

Qualidades profissionais do professor do ensino primário

Considera-se um professor ideal, aquele que satisfaz as seguintes dimensões:

  • Profissional, social e ética;
  • Desenvolvimento do ensino-aprendizagem;
  • Relação instituição do ensino-aprendizagem e comunidade;
  • Desenvolvimento profissional ao longo da vida.


As dimensões acima destacadas estão estabelecidas no Código de Conduta para os Professores Moçambicanos, como princípios gerais, a destacar:

  • Compromisso para com os alunos;
  • Compromisso para com os pais e encarregados de educação;
  • Compromisso para com a sociedade;
  • Compromisso para com a profissão e trabalho colectivo;
  • Compromisso para integridade.

Com efeito, um bom professor é aquele que devotadamente se entrega à nobre causa do ensino. É aquele que se empenha, muito mais do que ensinar, em fazer nascer e manter sempre vivo o desejo de aprender do aluno, para que possa descobrir por si próprio algo de novo.

São qualidades éticas requeridas para um professor:

  • a honestidade;
  • o sigilo;
  • a coragem;
  • a compreensão;
  • a imparcialidade;
  • a imaginação;
  • a lealdade;
  • a perseverança;
  • a prudência.

 

Para além das qualidades acima descritas, é necessário que o professor tenha as seguintes competências:

  • o domínio do conhecimento cientí fi co;
  • o domínio das metodologias do ensino primário;
  • a capacidade de relacionar-se e comunicar-se com os alunos;
  • a capacidade crítico-reflexiva.


Assim, o professor precisa de aperfeiçoar o seu conhecimento técnico-científico, para além de consultar os documentos normativos que regem a boa conduta na sua actividade profissional, que ajudam a promover essa conduta junto aos alunos, colegas, pais e encarregados de educação e a comunidade em geral. Por isso, recomenda-se a consulta de decretos e leis, tais como, a Lei da Família (Lei n° 10/2004), a Lei contra a violência doméstica (Lei n° 29/2009), a Política de Género e Estratégia de sua Implementação, a Estratégia Nacional para o combate aos casamentos prematuros, entre outras.

Ser professor é uma profissão nobre na medida em que contribui para a aprendizagem do aluno e para o desenvolvimento da sociedade. É importante que o professor, na sua actuação, tenha como domínios: conhecimento científico; metodologias do ensino primário; capacidade de relacionar-se e comunicar-se com os alunos; e capacidade crítico-reflexiva, como elementos fundamentais para a garantia da qualidade do ensino. Para garantir o perfil ideal, é necessário haver harmonia entre deveres e direitos na carreira profissional, o que requer do professor o desenvolvimento de qualidades ético-morais e deontológicas.

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