A docência requer qualidades profissionais por parte do professor e a formação deve habilitá-lo a ter consciência plena destas qualidades e sua relação com a comunidade escolar e a sociedade em geral.
A formação psicopedagógica é o alicerce para o desenvolvimento das competências que caracterizam o perfil do professor.
Contudo, há que reconhecer que nem todos os professores primam sempre por uma boa conduta profissional. Assim:
- Aos pares, elabore um resumo de aproximadamente 7 páginas no mínino, abordando os seguintes conteúdos: ética; deontologia; moral, o respeito pelas raparigas e rapazes, direitos e deveres do professor.
- No fim do resumo, em forma de síntese, identifique dois problemas relacionados com a ética, deontologia, moral, os direitos e deveres que têm sido reportados nas escolas, envolvendo professores, e apresente sugestões sobre como resolvê-los.
Qualidades profissionais do professor do ensino primário
Considera-se um professor ideal, aquele que satisfaz as seguintes dimensões:
- Profissional, social e ética;
- Desenvolvimento do ensino-aprendizagem;
- Relação instituição do ensino-aprendizagem e comunidade;
- Desenvolvimento profissional ao longo da vida.
As dimensões acima destacadas estão estabelecidas no Código de Conduta para os Professores Moçambicanos, como princípios gerais, a destacar:
- Compromisso para com os alunos;
- Compromisso para com os pais e encarregados de educação;
- Compromisso para com a sociedade;
- Compromisso para com a profissão e trabalho colectivo;
- Compromisso para integridade.
Com efeito, um bom professor é aquele que devotadamente se entrega à nobre causa do ensino. É aquele que se empenha, muito mais do que ensinar, em fazer nascer e manter sempre vivo o desejo de aprender do aluno, para que possa descobrir por si próprio algo de novo.
São qualidades éticas requeridas para um professor:
- a honestidade;
- o sigilo;
- a coragem;
- a compreensão;
- a imparcialidade;
- a imaginação;
- a lealdade;
- a perseverança;
- a prudência.
Para além das qualidades acima descritas, é necessário que o professor tenha as seguintes competências:
- o domínio do conhecimento cientí fi co;
- o domínio das metodologias do ensino primário;
- a capacidade de relacionar-se e comunicar-se com os alunos;
- a capacidade crítico-reflexiva.
Assim, o professor precisa de aperfeiçoar o seu conhecimento técnico-científico, para além de consultar os documentos normativos que regem a boa conduta na sua actividade profissional, que ajudam a promover essa conduta junto aos alunos, colegas, pais e encarregados de educação e a comunidade em geral. Por isso, recomenda-se a consulta de decretos e leis, tais como, a Lei da Família (Lei n° 10/2004), a Lei contra a violência doméstica (Lei n° 29/2009), a Política de Género e Estratégia de sua Implementação, a Estratégia Nacional para o combate aos casamentos prematuros, entre outras.
Ser professor é uma profissão nobre na medida em que contribui para a aprendizagem do aluno e para o desenvolvimento da sociedade. É importante que o professor, na sua actuação, tenha como domínios: conhecimento científico; metodologias do ensino primário; capacidade de relacionar-se e comunicar-se com os alunos; e capacidade crítico-reflexiva, como elementos fundamentais para a garantia da qualidade do ensino. Para garantir o perfil ideal, é necessário haver harmonia entre deveres e direitos na carreira profissional, o que requer do professor o desenvolvimento de qualidades ético-morais e deontológicas.