Princípios pedagógicos no ensino dos desportos

 Índice



Capítulo I- Introdução. 3



Capítulo
II-Fundamentação teórica
. 4



2.1. Objectivos do
estudo pratico I.
4



2.2 Princípios
pedagógicos no ensino dos desportos.
4



2.3 Fundamentos do
Estudo práticos I
. 4



2.4. Percurso
cronológico das diferentes modalidades
. 4



2.5. 6



2.6. 7



2.7. 7



2.9. 7



2.10. 7



2.11. 8



2.12. 8



2.13. 8



2.14. 8



2.15. 8



2.16. 9



Capítulo IV –
Conclusões
. 10



Referências
bibliográficas
. 11





 



Capítulo I- Introdução



O presente trabalho consistiu, basicamente em
responder as questões colocadas pelo docente da cadeira, como forma de avalição.



 







 



Capítulo II-Fundamentação teórica



2.1. Objectivos do estudo pratico I.



Estudo Práticos I dedica-se ao estudo das Modalidades
desportivas colectivas (Andebol, Basquetebolbol, Voleibol e Futebol), deste o
Historial até o tempo contemporâneo.



 




2.2 Princípios pedagógicos no ensino
dos desportos.



Segundo  Bayer,
os princípios pedagógicos no ensino dos desportos são: O Princípio da
Individualidade Biológica, Princípio da Adaptação, princípio da Sobrecarga,
princípio da Continuidade, princípio da Interdependência Volume Intensidade,
princípio da Especificidade, princípio da Variabilidade (Generalidade).



·        
O Princípio da
Sobrecarga: Este princípio visa imediatamente após a aplicação de uma carga de
trabalho, há uma recuperação do organismo, visando restabelecer a hemóstase”
(DANTAS, 1995).



·        
O Princípio da
Continuidade: Este princípio está intimamente ligado ao da adaptação, pois a
continuidade ao longo do tempo é primordial para o organismo, progressivamente,
se adaptar.



·        
O Princípio da
Variabilidade (Generalidade): fundamenta-se na ideia do treinamento total, ou
seja, no desenvolvimento global, o mais completo possível, do indivíduo. Para
isso deve-se utilizar das mais variadas formas de treinamento.



 



2.3 Fundamentos do Estudo práticos I



Os fundamentos do estudo pratico I são:



·        
Andebol,



·        
Basquetebol,



·        
Voleibol,



·        
Futebol, e



·        
Futsal.



 



2.4. Percurso cronológico das
diferentes modalidades



·        
Andebol:
é um Desporto colectivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no
ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o
desporto começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por
exemplo Áustria, Suíça e Alemanha. Nesta fase inicial, as partidas de Andebol
eram realizadas em campos gramados parecidos com o de futebol. Assim como no
futebol de campo, cada equipa de Andebol era composta por onze jogadores. No
ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de Andebol, entre
as equipas da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo
os alemães por 6 a 3.



Em 1934, o COI
(Comité Olímpico Internacional) inclui o Andebol como desporto Olímpico. Nas
Olimpíadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. Foi a
estreia do Desporto em Jogos Olímpicos. A Alemanha tornouse campeã, após
derrotar a Áustria por 10 a 6. Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro
campeonato mundial de Andebol. Em 18 de Julho de 1946, foi fundada a IHF
(International Andebol Federation), actualmente com sede na cidade de Basileia
(Suíça). No ano de 1966, os jogos de Andebol em campo ramado foram
descontinuados, passando o desporto ser realizado somente em salão. Após um
período sem participação, o desporto volta a fazer parte das Olimpíadas nos
Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Porém, com regras reformuladas e partidas
disputadas em quadra.



Actualmente o
desporto é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipas e
trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais
do Desporto)



·        
 Basquetebolbol
é um desporto contemporâneo nasceu na Europa, na 2.ª metade do século XIX, com as
regras e as instituições que conduziram os jogos físicos tradicionais do ritual
ao recorde. Afirma-se que o basquetebolbol foi criado em 1891 por James Naismith,
um pastor presbiteriano que era professor de Educação Física na Associação
Cristã de Moços (ACM) de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.
Conta-se que um grupo de alunos, impedidos de praticarem desportos ao ar livre
devido ao frio, pediu para que o professor criasse um jogo colectivo que
pudesse ser praticado em locais fechados. Como resposta ao pedido, Naismith
dividiu os alunos em dois times, combinou que os alunos só poderiam andar com a
bola desde que a batessem no chão e definiu o objectivo: ganhava o jogo o time
que acertasse mais vezes a bola ao cesto. Conta-se que no início, todas as
vezes que a bola era acertada no cesto, precisavam pegá-la com o auxílio de uma
escada. Só mais tarde alguém teve a ideia de cortar o fundo da cesta, fazendo
com que a bola caísse de volta à quadra. As regras foram oficializadas, primeiro
no próprio clube, no boletim da ACM em 1892, e mais tarde em 1932, com a
fundação da Federação Internacional de Basquetebol Amador (FIBA).



·        
Voleibol
foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de Fevereiro de 1895, pelo director de
educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William
George Morgan. Em 1900 o  Voleibol chega
ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos. Em 1908 O Desporto vai para o
continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão. Em 1910 chega
ao Peru, primeiro país da América do Sul a praticar o Desporto. Em 1942 aos 72
anos de idade, morre o criador do voleibol, William George Morgan. Em 1947 é Fundada
na França a FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Em 1949 realiza-se o
primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia (foi vencido pela
Rússia). Em 1951 realiza-se o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na
cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino. Em 1952
realiza-se  o primeiro campeonato mundial
feminino. Em 1964 passa a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas,
realizadas em Tóquio no Japão.



·        
Futsal:
historial do futsal segundo a literatura, sofreu várias alterações para
melhorar o andamento do jogo, assim esse tópico tem a intenção de mostrar
algumas características do jogo. Basicamente o jogo de futsal caracteriza-se
por apresentar duas equipas de cinco participantes em cada, sendo que desses
cinco, quatro pessoas jogam no campo e uma na baliza. Um dos aspectos que
afectou a criação do antigo futebol de salão foi à falta de espaços e campos de
futebol para atender às suas práticas. Para Voser, tendo em vista a falta de
estrutura e de espaços, uma das soluções encontrada foi de adequar o futebol em
locais menores, como em campos de práticas de basquetebol e para isso foram
necessárias algumas alterações. Voser (2004) destaca que as primeiras regras do
futsal foram adaptadas com fundamentos do futebol, basquetebol, Andebol e
Pólo-aquático, e a partir destas regras os responsáveis distribuíram para todos
representantes dos países da América do Sul.



·        
Futebol:
ocupa um lugar importante no contexto desportivo contemporâneo, e em Moçambique
pode ser pensado a partir de diversas a nuances, sejam elas históricas,
políticas ou culturais, entre as diversas possibilidades de compreensão desse
fenómeno. Na sua expressão multitudinária, não é apenas um espetáculo
desportivo, mas também um meio de Educação Física e um campo de aplicação da
ciência. No decurso da sua existência, esta modalidade tem sido ensinada,
treinada à luz de diferentes perspectivas, as quais deixam perceber concepções
diversas a propósito do conteúdo do jogo e das características que o ensino e o
treino assumem na procura da eficácia (Garganta, 1996).



 



2.5



Sendo a categoria de base fundamental para o
desenvolvimento do futebol, ela também requer grupo de profissionais para
atender os atletas da base. Categoria de base requer investimento e isso tem
que ser também com profissionais qualificados, preparados para executarem os
trabalhos, exigirem dos atletas o máximo e o melhor de cada um.


Enviar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !